quarta-feira, 26 de junho de 2013

Dois homens armados morrem em confronto com a polícia


Por Redação RADAR 64
Dois homens ainda não identificados foram mortos em um confronto com policiais militares de Eunápolis no começo da noite desta quarta-feira (26).
Segundo uma equipe do PEOT - o pelotão especial da Polícia Militar, eles são suspeitos de uma série de assaltos na região que engloba os bairros Santa Isabel, Minas Gerais, Recanto das Árvores e Urbis III.
Com a dupla, foram apreendidos um revólver calibre 38, uma pistola 765 e uma bicicleta.
A ação da polícia aconteceu em uma ladeira no bairro Santa Isabel. A guarnição informou que realizava rondas na localidade e os dois indivíduos, que estavam de bicicleta, reagiram a uma abordagem, efetuando diversos tiros.
A PM também abriu fogo e os dois suspeitos foram baleados. Eles ainda foram levados para o Hospital Regional, onde o médico de plantão constatou as mortes. Os corpos foram encaminhados para o Instituto Médico Legal.
Uma das armas apreendidas, a pistola 765, tem o mesmo calibre da arma utilizada no assassinato do perito Noelder Andrade, no mês de maio

RADAR 64

Polícia busca identificar PMs envolvidos em vídeo de tortura, diz Comandante


O comandante geral da Polícia Militar da Bahia, Coronel Castro, informou a nossa redação na tarde desta quarta-feira (26), que casal e PMs envolvidos num vídeo de tortura  ainda não foram identificados.
O fato foi registrado em vídeo que a nossa redação teve acesso com exclusividade. Segundo Castro, todos os esforços estão sendo feitos para que a identificação ocorra o mais rápido possível.
O vídeo mostra policiais militares dando pauladas em um casal que mora na cidade de Candeias, na região metropolitana de Salvador.Baianoar.com.br.    
Veja video.

Sr do Bonfim: Evento gera renda para artesãos durante São João

marca_sao_joao_bonfim_2013_divulgacao
Armazém do Artesanato atraiu turistas que puderam conhecer e comprar os trabalhos desenvolvidos na região de Senhor do Bonfim
Tamara Leal
O Armazém do Artesanato de Senhor do Bonfim, que aconteceu de 21 a 24 de junho, simultaneamente aos festejos juninos do município, atraiu centenas de pessoas que prestigiaram a exposição e aproveitaram para adquirir os produtos.
O artesão Epitácio Lopes foi um dos profissionais que estavam expondo no evento. Ele atua no ramo há seis anos e já tem a oportunidade de expor no Armazém há três anos “O evento contribui para um aquecimento da renda familiar, já que muitos dos turistas não voltam para casa sem uma lembrança da cidade ou do São João”.
O turista Leonardo Vieira, da cidade de Pindobaçu, na Bahia, estava em Senhor do Bonfim para participar do São João. Em visita ao Armazém, ele se encantou com o artesanato regional e acabou levando para casa uma das placas do artesão Epitácio.
Já a artesã Márcia Santana estava participando do evento pela primeira vez. Ela trabalha há seis anos com artesanato. “Vivo dessa atividade e ela é responsável por parte do sustento da minha família e também por algumas conquistas pessoais”, disse.
Também foi a primeira vez que a artesã Marisa Guirra expôs suas camisetas e canecas personalizadas. Ela aprovou a participação no Armazém. “Pude apresentar os meus produtos a um público maior que o de costume”.
Estudante e moradora de Senhor do Bonfim, Vitória Regina, acha interessante ter um local que venda produtos que levam o nome da região para outras localidades.
“Todos os anos prestigio o Armazém e sempre compro uma lembrancinha para presentear os meus amigos que vêm de fora”.
A Diretora de Turismo da Prefeitura de Senhor do Bonfim, Iris Rios, explica que o Armazém do Artesanato é importante para promover a inclusão social dos artesãos. “Este é um momento único. Viabilizamos o acesso a novos mercados, já que nesta época, a cidade chega a duplicar a sua população. Assim, montamos uma estrutura adequada no centro aonde os artesãos receber os turistas”, afirma.
A gestora do projeto Armazém do Artesanato pelo Sebrae, Siomara Guimarães, explica que o projeto existe a sete. “A grande maioria dos artesãos é formalizada como Microempreendedor Individual. Dessa forma, estamos fomentando o empreendedorismo e incentivando essas pessoas a comercializarem seus produtos e valorizar o trabalho”.
Durante os quatro dias de exposição, foram comercializadas peças em cerâmica, artesanato mineral, biscuit, crochê, madeira, canecas e camisas personalizadas. O Aramzém é realizado pela Prefeitura de Senhor do Bonfim em parceria com o Sebrae.

(

"SÃO JOÃO DA TRADIÇÃO?" ARTISTAS CRITICAM SUFOCAMENTO DA CULTURA BONFINENSE

Sanfona, pandeiro e zabumba.

A cultura unifica a nação, esta premissa básica é suficiente para a presente analise em que se aponta a
descaracterização da cultura popular nordestina especificamente o são João no interior da Bahia. Mesmo diante da diversidade da identidade sertaneja, por exemplo, percebemos que alguns elementos externos ultrapassam valores tradicionais com raízes marcantes da fantástica miscigenação brasileira e que fogem aos princípios do momento vivido.

Quando se fala em cultura, tudo ou quase tudo cabe. Porém, quando numa brincadeira infantil gritamos “cada macaco em seu galho”, estamos querendo acordar que existe um lugar para cada um e um momento para cada coisa. O comediante e compositor baiano, Gordurinha, dizia que “chicletes ele iria misturar com bananas”! Mas, só quando o Tio San pegasse no tamborim. Seguindo este raciocínio, fica a dica: não faça esta mistura de forma tão radical, isto é um choque para uma cultura construída ao logo de tantos anos de festa e alegria intrínseca a forma de ser do povo do nordeste brasileiro e aqui falamos especificamente do povo baiano e bonfinense.

Será que as senhoras e senhores que dedicaram suas vidas para fortalecer e manter viva a história cultural de Senhor do Bonfim merecem este desrespeito? Perdoem-nos os organizadores que acreditamos não terem medido esforços para planejar, fazer uma consulta popular com as classes e pessoas responsáveis pela tradição dos festejos juninos em Senhor do Bonfim, gente que entenda de alimento a transporte, de hospedagem a segurança, da fé ao divertimento.

Ironia? Claro que sim! Porque acreditamos na transformação da cultura, mas, não na banalização e desrespeito com o esforço coletivo de um povo que vêm doando a muitos anos suas mais profundas convicções para manter vivo a essência do forró, da roda cantada, das bandas de calumbis, da magia do trio: triangulo, sanfona e zabumba, das luzes e brilhos dos fogos explodindo em alvoradas, vivas a Santo Antônio, São João e São Pedro; Sem esquecer Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Zé Anastácio e Eliziario, Neném Fogueteiro e tantos outros mestres e mestras desta brava gente bonfinense.

Antes que digam, não se trata de ufanismo ou saudosismo caricaturado. O que provocamos aqui é uma reflexão sobre o valor cultural e a importância para as gerações futuras de se manter a memória dos homens e mulheres que fizeram e fazem a história de Senhor do Bonfim.

Assim, se ouvirdes uníssono que desde o início de junho em Senhor do Bonfim chega de paredão, lek-lek, pagodão, músicas eletrônicas, e todos os pacotes massificadores. Não estamos ocultando uma face oculta do moralismo ou da censura disfarçada. O que queremos é manter a ética, respeitando a memória dos mais velhos e garantindo a acessibilidade aos mais novos no gigantesco terreiro da tradição cultural.
Outro lado da moeda Ao observar o circuito cultural bonfinense na atualidade percebemos que blocos como Jegue elétrico, Feixo de Lenha, Bico do Urubu, Me cutuca e o sfrega só para citar os mais famosos, são opções incentivadas pela iniciativa privada e de interesse comercial autêntico dentro do sistema capitalista vigente e que, até que se possa criar um sistema mais coletivo e autossustentável da economia, permanecerá esta forma dominante inclusive no campo cultural porque a economia gerada com a indústria dos divertimentos é a que mais cresce no mundo e em Senhor do Bonfim não é diferente. Porém, para que outras opções como calumbis, roda do palmeira, samba de lata e outras manifestações se fortaleça será necessário a intervenção do Estado.

Mas, contudo, o Estado que tem a obrigação de garantir o direito de cada cidadão como afirma a constituição federal no Artigo 215. “O Estado garantirá a todos o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional, e apoiará e incentivará a valorização e a difusão das manifestações culturais”. Assim, entendemos que uma vez em que “todos são iguais perante a lei”, é preciso garantir direitos e respeitar a diversidade. O empresário tem a liberdade de oferecer um serviço e o público o livre arbítrio para comprar ou não o ingresso isso é um fato! Mas, a maioria das pessoas não são obrigadas a ouvirem e dançarem no mesmo compasso capitalista imposto dentro desta logica: coma, beba, dance e dance! Por tanto o poder público tem a obrigação de respeitar e fazer cumprir a lei.


Assinado: Núcleo Aroeira de Arte
(Associação Artística, Cultural e Educacional do Semiárido Baiano)

APÓS MANIFESTAÇÕES NAS RUAS, CÂMARA DOS DEPUTADOS REJEITA PEC 37


Pressionada pelas manifestações que tomam as ruas contrárias ao projeto que retirava poderes de investigação do Ministério Público, a Câmara dos Deputados derrubou nesta terça-feira (25) a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 37. 

A votação faz parte de uma agenda positiva criada pela Câmara para responder aos protestos. Nos últimos dias, a proposta passou a ser uma das principais reivindicações dos grupos populares. Foram 430 votos contrários à medida contra 9 favoráveis e 2 abstenções. 
O projeto previa que a condução de inquéritos criminais seria exclusiva das polícias, enquanto caberia aos Ministérios Públicos federal e estaduais apenas apresentar ações na Justiça ou arquivar as investigações. 


Folha de S. Paulo

USUÁRIOS DA BA 220 ENTRE BONFIM E IGARA BLOQUEARAM ESTRADA EM PROTESTO CONTRA ATRASO NAS OBRAS



Cansados de esperar pela conclusão das obras de recuperação da BA 220, trecho que liga o Distrito de Igara à sede do município de Senhor do Bonfim, usuários da estrada interditaram a pista de rolamento da estrada na altura do povoado de Baraúna, onde foram colocados pneus, e galhos secos, para chamar a atenção da Empresa OPF Construções, responsável pela recuperação da estrada.


Segundo os manifestantes, senhor José Dermeval, e o senhor Jocimar Antonio, mês que vem (julho) irá completar um ano, que a estrada teve início na recuperação, e que a empresa vive enganando, 'tapiando' e não recupera, não sinaliza, não dá a minima condição de tráfego. Eles alegam também prejuízo em parabrisas, falta de segurança, entre outras situações.


Recentemente uma Ranger colidiu na traseira de uma máquina da empresa, por falta de sinalização, um caminhão capotou, o vigilante e servidor público Manoel Ferreira, (Pega Jega), faleceu atropelado, o senhor Augusto Guilhermino perdeu seu veículo Gol Quadrado, em capotamento ocasionado pela péssima condição da estrada.


A reportagem do Blog Maravilha Notícias conversou também com representante da OPF Construções, que tem sua sede em Salvador, o senhor Willian Rios, que assegurou que próximo mês as obras serão concluídas e que já foram contratados mais homens para a aceleração das obras.

Perguntamos o que ocasionou o atraso na recuperação da estrada, o senhor Willian alegou que a chuva que caí na região desde abril, seria a causa do atraso.

Diante da proposta em dar por concluída em julho os manifestantes resolveram desbloquear a rodovia, a PM se fez presente garantindo a integridade de ambas as partes.


Maravilha Notícias

Cientista descobrem nova espécie de peixe no Rio São Francisco


hisonotus_bocaiuva_correto
.
Pesquisadores da Unesp descobriram uma nova espécie de peixe que mede 20,8 milímetros e é natural da bacia do Rio São Francisco, em Minas Gerais. Chamado de Hisonotus bocaiuva, o animal foi descrito na última edição da revista científica Ichthyological Exploration of Freshwaters, publicada em março.O peixe é pequeno em comparação com a maioria das espécies da qual é “parente”, cujos tamanhos variam de 30 a 40 milímetros, diz o pesquisador da Unesp Fábio Roxo, um dos autores do estudo.Uma das características mais marcantes do peixe recém-descrito é a crista no topo da cabeça. A crista foi uma das coisas que permitiu que os cientistas diferenciassem a espécie de outras do mesmo gênero, explica Roxo.
Cascudo
A nova espécie pertence à família Loricariidae, cujos animais são chamados popularmente de cascudos, diz o pesquisador. “Esta é uma das maiores famílias de peixes e atualmente tem 862 espécies, sendo que nos últimos dez anos foram descritas 192, um aumento de 22%”, ressalta. O Hisonotus bocaiuva vive na vegetação marginal de pequenos e grandes riachos, afirma o pesquisador. Exemplares do peixe foram coletados na região da cidade mineira de Bocaiúva, por isso o nome escolhido. As primeiras amostras foram encontradas em maio de 2010. Só agora, no entanto, a nova espécie foi identificada e descrita pelos pesquisadores da Unesp de Botucatu.
Espécie abundante
“Acreditamos que seja uma espécie de peixe abundante. Recentemente fizemos uma nova coleta em riachos do Rio São Francisco e pegamos mais [exemplares] dessa espécie em outra localidade que não está no trabalho”, informa Roxo. O pesquisador ressalta que ainda não há informações sobre alimentação, comportamento e ecologia do peixe descoberto. “Esse tipo de trabalho normalmente é feito posteriormente à descrição, uma vez que só agora sabemos que a espécie é nova. Antes nem sabíamos que ela existia”, diz Roxo.
Outros exemplares de peixes coletados pela Unesp pertencentes à mesma família podem ser descritos no futuro e dar origem a novas espécies. “O Rio São Francisco é riquíssimo em número de espécies”, diz Roxo. “Só na nossa coleção tenho mais duas espécies novas do gênero Hisonotus, do Rio São Francisco”, esperando para serem identificadas, informa o pesquisador.
.
G1

Ações do 6º BPM


6º BPM apreende adolescente com drogas 

Nesta segunda-feira (24), à 0:30, na Praça Simões Filho, no centro de Senhor do Bonfim, policiais da CETO do 6º Batalhão de Polícia Militar realizavam ronda, quando, ao abordarem um adolescente de 14 anos, encontraram em seu poder 12 papelotes de cocaína. O rapaz, juntamente com a droga, foi apreendido e apresentado na delegacia de Polícia Civil.

6º BPM realiza prisão por tráfico de drogas 

Nesta segunda-feira (24), às 4:30, no Circuito Gonzagão do São João de Senhor do Bonfim, policiais em patrulha abordaram Taís Ferreira dos Santos, com quem encontraram 3 trouxas de cocaína. A acusada foi conduzida para a delegacia de Polícia Civil, onde foi autuada em flagrante por tráfico de drogas.

6° Batalhão de Polícia Militar 
Seção de Comunicação Social

Telexfree: Ministério Público vai pedir devolução de dinheiro aos divulgadores




O Ministério Público do Acre (MP-AC) vai pedir à Justiça que a Telexfree, nome fantasia da Ympactus Comercial LTDA., devolva o dinheiro aos divulgadores que pagaram para entrar no sistema, disse ao iG a promotora Nicole Gonzalez Colombo Arnoldi,  nesta terça-feira (25). Só não se sabe se haverá verba para todos.

A solicitação será feita na ação civil pública que o órgão irá apresentar à Justiça até o fim desta semana. No último dia 18, o MP-AC já havia conseguido uma liminar que suspendeu os pagamentos e o cadastramento de novos divulgadores, com o objetivo de garantir o ressarcimento de quem já aderiu à rede.

"Vamos pedir a declaração de nulidade dos contratos e a devolução do dinheiro aos divulgadores. Para todos divulgadores [ do País ]", diz Nicole. O ressarcimento depende de a Justiça, que já determinou o bloqueio dos pagamentos da Telexfree, aceitar o novo pedido do MP-AC.

Segundo a promotora, ainda é impossível saber qual é o montante a ser devolvido e se a Telexfree terá dinheiro para ressarcir todos. "A gente não sabe porque não sabe qual é o passivo ou o ativo [ da empresa ]", afirma a promotora. "[ Será feita a devolução ] do que for possível.”

Em março, o advogado da empresa, Horst Fuchs, disse que a Telexfree tinha cerca de 400 mil associados. No mesmo mês, Carlos Costa, um dos sócios da empresa, falava em 600 mil.

A forma pela qual a devolução será feita só deverá ser definida depois de uma eventual decisão favorável da Justiça. Possivelmente, cada divulgador teria de apresentar o extrato de sua conta na Telexfree – o back office  – em um pedido judicial na fase de execução da sentença (quando o mérito da questão já foi decidido).

Ainda não se sabe, também, se essas solicitações teriam de ser feitas à Justiça do Acre, onde tramitará a ação civil pública, ou se seria possível apresentá-las nos estados em que os divulgadores residem.

Perguntada sobre se quem se beneficiou do sistema até agora poderá ter de devolver recursos, a promotora Nicole diz não ter avaliado a questão.

Suspeita de pirâmide

Apresentada como um sistema de venda de pacotes de telefonia por internet (VoIP, na sigla em inglês) por meio de marketing multinível, a Telexfree está sob suspeita de se tratar de um esquema de pirâmide financeira.

Isso porque a principal fonte de receita seria não o produto comercializado, mas sim as taxas de adesão pagas por quem deseja atuar como divulgador da empresa. O agenciamento de novos divulgadores é uma das formas de se ganhar dinheiro com a Telexfree.

Essa foi uma das justificativas apresentada pela juíza Thaís Khalil, da 2ª Vara Cível de Rio Branco para aceitar o pedido do MP-AC e suspender, no dia 18, os pagamentos e os novos cadastros. Também foram bloqueados os bens de Carlos Costa e Carlos Wanzeler, sócios da Ympactus Comercial. A decisão foi mantida nesta segunda-feira (24) pelo desembargador Samoel Evangelista.

Seus representantes negam irregularidades. Ao iG , o advogado da Telexfree, Horst Fuchs, diz que já prepara um novo recurso ao Tribunal de Justiça do Acre (TJ-AC), com os argumentos de que as decisões fogem à competência da juíza e do desembargador, e que já existe um outro processo semelhante em Vitória (ES), onde fica a sede da empresa.

"As decisões são nulas porque [ a juíza ] não teria competência, porque [ o tema ] não é da área dela. A decisão é criminal. E o desembargador [ também ] é cível ", afirma Fuchs. "Em Vitória já existe uma ação na esfera criminal que já teve manifestação de juiz muito antes. E a juíza [ do Acre ] tomou decisões de um âmbito federal e ela é juíza estadual."

PORTAL IG

OPERAÇÃO SÃO JOÃO: PRF-BA REGISTRA 188 ACIDENTES COM 12 MORTOS

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) divulgou o balanço de acidentes nas rodovias federais que atravessam o estado da Bahia. De acordo com o boletim, foram registrados 188 acidentes, que deixaram 85 pessoas feridas e 12 mortas. Os dados foram contabilizados no período que vai da quinta-feira (20) até a madrugada de terça,25. Considerando o dado com o balanço da PRE, foram registrados 221 acidentes ao todo, com 15 mortos.

Segundo a apuração dos policiais rodoviários, a maioria dos acidentes ocorreu por imprudência ou desatenção dos motoristas. A análise dos casos envolvendo vítimas fatais apresentou sete mortes em colisões frontais, dois por atropelo a pedestres, duas por queda de motociclista e um por atropelo a animal. As rodovias mais perigosas foram as BR-116 e 101, onde ocorreram o maior número de mortes no trânsito.

Também foram observadas diversas imprudências na Operação de São João da PRF, sendo as autuações por excesso de velocidade: 3.510 motoristas foram flagrados desrespeitando esta lei. Também foram registrados 630 casos de ultrapassagem proibida e 330 por não utilização do cinto de segurança, 151 por problemas com equipamentos obrigatórios.

Ao todo, foram fiscalizadas 9.185 pessoas e 8.037 veículos, dos quais 1.019 eram motocicletas. No período, foram emitidas 2.860 notificações de trânsito.

Lei Seca
Foram feitos 798 testes de bafômetro nas rodovias federais e 44 motoristas foram flagrados dirigindo alcoolizados. Eles foram autuados por cometer infração gravíssima, que tem multa de R$ 1915,50. Destes, nove também foram presos por crime de embriagues no trânsito e encaminhados para a delegacia de polícia judiciária.

PRE
Já nas rodovias estaduais o número de acidentes foi bem menor do que nas vias federais: foram registrados 33 acidentes no mesmo período. Nestas situações, 27 pessoas ficaram feridas e três pessoas morreram.

Correio

SÃO JOÃO DE PAZ NA ÁREA DO 6° BPM


O 6º Batalhão de Polícia Militar proporcionou um São João de paz aos cidadãos, moradores e turistas, nas grandes festas das cidades de Senhor do Bonfim e Jaguarari.

O trabalho preventivo de abordagens constantes do policiamento ostensivo, antes do período junino, foi tão importante quanto a atuação da Polícia Militar nos dias de festa, combatendo a criminalidade. Além de desencorajar os criminosos, marcando sua presença, os policiais do 6º BPM tiraram de circulação drogas destinadas à comercialização no feriado, que foram apreendidas e remetidas às Delegacias de Polícia da região.

O empenho dos policiais do próprio efetivo do 6º Batalhão somou-se ao apoio das companhias independentes de Campo Formoso (54ª CIPM), Juazeiro (73ª, 74ª, 75ª e 76ª CIPM) e da CIPE Caatinga (CPAC), que, pela primeira vez, atuou com patrulhas no circuito.

No São João de 2013, o trabalho da Polícia Militar através de patrulhas, rondas com viaturas, rondas com cães, barreiras de abordagens no trânsito, dentre outras modalidades de policiamento, e com a parceria do Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil, resultou na conquista de números estatísticos de ocorrências ainda menores que a festa do ano passado.

Em Senhor do Bonfim, por exemplo, em relação a 2012, houve queda de um total de 19 para 10 ocorrências, no circuito da festa. Um registro de um roubo, uma apreensão de arma branca (faca) por porte ilegal e uma prisão por tráfico de drogas foram os casos mais expressivos. Em Jaguarari, foi registrada apenas uma ocorrência policial de porte de arma branca, durante os quatro dias de festa.


6° Batalhão de Polícia Militar
Seção de Comunicação Social

Cadeirante se revolta e constrói rampa de acesso a órgão público de MT


Deficiente físico é morador da cidade de Juína e se disse cansado do descaso.
Prefeito disse que tomará providências e pediu desculpa aos cadeirantes



ndignado com a falta de acessibilidade em Juína, cidade a 737 km de Cuiabá, o deficiente físico Samuel Nobile de Oliveira, de 41 anos, decidiu construir por conta própria uma rampa de acesso ao prédio da secretaria municipal de Saúde. Com um balde cheio de massa de cimento, que levou de casa, algumas madeiras e pedras, o morador foi para a frente do órgão, na tarde de segunda-feira (24), e declarou que não quer mais sofrer constrangimentos. “Não aguento mais passar por isso e estou cansado de esperar pelo poder público. Por isso tomei a iniciativa e não quero mais esperar”, disse.
Samuel mora no município há 31 anos, no Bairro Módulo 4, e ficou paraplégico após ser atingido por um tiro, em 2006. Desde então, se viu preso à cadeira de rodas e ressalta que encontra dificuldades diárias pela falta de acessibilidade juntamente com outros amigos cadeirantes. Ele conta que precisa ir constantemente à secretaria de Saúde por conta de documentos que necessita para fazer tratamento médico em Brasília (DF).
O cadeirante relatou ainda a situação que passa ao ir no posto de saúde do bairro. “Somos atendidos pelos médicos do lado de fora, na rua, porque não têm rampa de acesso. É muita humilhação não sermos tratados como pessoas comuns”, desabafou.
Ao G1, o prefeito Hermes Bergamim disse que já está tomando providências quanto à falta de acessibilidade e garantiu que providenciará melhorias para os deficientes físicos. Também considerou a atitude do morador importante e pediu desculpas pelos constrangimentos que os cadeirantes da cidade têm sofrido. “Estamos colocando a casa em ordem nesses seis meses de gestão. Peço desculpas a todos os deficientes físicos pelas situações e constrangimentos. Vamos tomar as devidas providências na cidade para que isso não ocorra mais”, afirmou.

Fonte: G1

Itiúba: Reporatagem da TV Geral de Feira de Santana mostra descontentamento dos moradores no processo de compra de votos

prefeitura de itiuba extra
A reportagem produzida pela TV Geral de Feira de Santana movimentou ainda mais os bastidores apimentados da política itiubense. A matéria mostra a revolta de moradores com relação ao processo de compra de votos nas eleições de 2012 que teriam sido praticados pelo prefeito eleito. No vídeo de cerca de 9 minutos é visível a revolta dos que se manifestaram nas ruas da cidade.

 http://youtu.be/Oc_TKhyJa4U

Mundo Novo:População cobra reabertura das agências que estão fechadas


A população do município de Mundo Novo (BA),na região da Chapada Diamantina, vem sofrendo com o fechamento das agências do Banco do Nordeste e do Banco do Brasil, de acordo com informação dos munícipes as instituições financeiras estão fechadas desde que foram assaltadas a cerca de dois meses.Até agora nem uma providencia foi tomada para solucionar o problema que afeta diretamente a população e o comercio em geral.Espacoaberto.Net

VITORIA DO POVO:Pressionados por protestos, deputados arquivam PEC 37 por ampla maioria

25jun2013---deputados-da-bancada-do-psdb-mostram-cartazes-contrarios-a-pec-37-a-camara-dos-deputados-vota-a-proposta-nesta-terca-feira-25-1372205111339_615x300
Deputados da bancada do PSDB mostram cartazes contrários à PEC 37 em sessão de votação nesta terça-feira (25), em Brasília
Os deputados federais derrubaram na noite desta terça-feira (25), em decisão quase unânime, o Projeto de Emenda Constitucional número 37/2011, conhecido como PEC 37, de autoria do deputado federal e delegado Lourival Mendes (PT do B-MA). A matéria era uma das propostas polêmicas em tramitação no Congresso Nacional que estavam na mira de protestos na onda de manifestações pelo Brasil.
Ao todo, foram 430 votos pela derrubada da PEC, contra nove favoráveis à proposta e duas abstenções.
Batizada por seus adversários como “PEC da Impunidade”, a medida retiraria o poder de investigação dos MPEs (Ministérios Públicos estaduais) e do MPU (Ministério Público da União). Bancadas inteiras de partidos como PT, PPS, PTB, PSDB e PSDB votaram pela rejeição da PEC.
A votação foi acompanhada por promotores de Justiça presentes às galerias da Câmara com gritos de “rejeita!” dirigidos aos parlamentares.
Durante os debates relativos à votação da PEC, o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), destacou que a proposta foi pautada em plenário por acordo fechado entre todos os líderes partidários. “A PEC está sendo votada por decisão unânime de todos os líderes, foi decidido por todos os líderes, que poderiam ter optado por adiar, mas decidiram votar esta noite e assim está acontecendo”, declarou.
A manifestação foi uma resposta ao líder do PSOL, deputado Ivan Valente (SP), que havia dito anteriormente que “a maioria dos deputados era a favor da PEC, tanto que ela foi aprovada [em sua admissibilidade] pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania” e que havia sido o “clamor das ruas” que fez com que o tema fosse pautado pelo Plenário. Ele anunciou que os três deputados do partido votarão contra a PEC.
O líder do DEM, deputado Ronaldo Caiado (GO), argumentou na mesma linha do presidente e disse que todos os líderes partidários foram “sensíveis à argumentação” e puderam “ponderar com suas bancadas, mostrar a necessidade da rejeição da PEC, sem ter que crucificar quem quer que seja, sem ter que denegrir a trajetória de nenhum parlamentar”.

O que é a PEC 37
Como projeto de emenda constitucional, seu objetivo era alterar a Constituição. Caso isso aconteça, com a inclusão de um parágrafo ao artigo 144 da Carta, a PEC 37, em nível nacional, impediria investigações por parte do MPU e de todas as suas divisões administrativas, como o Ministério Público Federal (MPF), o Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Ministério Público Militar (MPM).

Entre as investigações que sairiam da alçada dos MPs estão as que se referem a desvio de verbas, crime organizado, abusos cometidos por agentes dos Estados e violações de direitos humanos.

De acordo com o trecho que se pretende incluir na Constitui, “a apuração das infrações penais de que tratam os parágrafos 1º e 4º deste artigo (144), incumbem privativamente às polícias federal e civis dos Estados e do Distrito Federal, respectivamente”.

Em resumo, se a PEC 37 for aprovada, somente as polícias poderão fazer investigação criminal. Como todas as propostas de emenda à Constituição, para entrar em vigor, a PEC 37 precisa ser aprovada em dois turnos, tanto na Câmara quanto no Senado. Nas duas casas é exigida a aprovação por no mínimo 3/5 do total de membros – 308 votos na Câmara e 49 no Senado.

Cenário atual
A legislação brasileira confere à polícia a tarefa de apurar infrações penais, mas em momento nenhum afirma que essa atribuição é exclusiva da categoria policial. No caso do Ministério Público, a Constituição não lhe dá explicitamente essa prerrogativa, mas tampouco lhe proíbe. É nesse vácuo da legislação que defensores da PEC 37 tentam agora agir.

Os MPs fazem suas próprias investigações desde 2007, amparados em uma resolução do Conselho Nacional do Ministério Público. Desde então, a investigação criminal deixou de ser feita exclusivamente pela polícia, e os procuradores do MPU passaram também a se dedicar ao combate a corrupção, uma atribuição até então exclusiva da Polícia Federal.

Quem defende a PEC 37
Os deputados e criminalistas que são favoráveis à aprovação do projeto defendem que, além da investigação criminal não estar elencada na Constituição como competência do Ministério Publico, a investigação feita pelos órgãos ministeriais acabaria fazendo com que diversos processos fossem depois questionados nos tribunais superiores.

Os questionamentos se apoiam na justificativa de que os processos estariam viciados, já que a investigação estaria sendo conduzida por um órgão que é parte na ação e, por isso, teria interesse no seu desfecho.

O grupo mais expressivo dos defensores da PEC 37 é o Conselho Federal da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). Além dele existem diversas entidade ligadas a delegados de polícia. São entidades locais, porém a mais expressiva e em nível nacional é a Associação dos Delegados de Polícia do Brasil (Adepol)

Quem é contra a PEC 37
Os Ministérios Públicos ganharam o apoio de diversas organizações para lançar a campanha “Brasil contra a impunidade”, acusando a proposta de beneficiar criminosos.

Utilizando dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), os contrários à PEC 37 alegam que apenas 11% das ocorrências sobre crimes comuns são convertidos em investigações policiais, e, no caso dos homicídios, somente 8% são apurados.

Ao mesmo tempo, apontam que graças ao trabalho do Ministério Público Federal foram propostas 15 mil ações penais entre 2010 e 2013. Se tais casos fossem repassados à Polícia Federal, os crimes poderiam não ser julgados. Eles acabariam prescritos caso as investigações não se concluíssem a tempo.

Estão contra a aprovação a Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), o Conselho Nacional de Procuradores-Gerais (CNPG), a Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), a Associação Nacional do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (AMPDFT), a Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT) e a Associação Nacional do Ministério Público Militar (ANMPM).

* Com reportagem de Rogério Barbosa e Agência Câmara

EM MENOS DE 24 HORAS POLÍCIA CIVIL RECUPERA ABADÁS E PRENDE AUTORES DO ROUBO

Depois de tomar conhecimento sobre a autoria de furtos de abadás, em Senhor do Bonfim, o Delegado Titular da cidade, Dr. Delmar Araújo determinou a equipe do SI composta pelos investigadores, Vitor Alves e Radimak Lopes a proceder com as investigações e prender os autores do roubo de um aparelho celular e duas camisas do Sfrega.


Não demorou muito e em menos de 24 horas de investigações, o Serviço de Inteligência chegou até as pessoas de:  CLEBSON DANILO RIBEIRO DE OLIVEIRA vulgo “CLEBINHO” ou “DA LUA” e o receptador DOUGLAS DA SILVA MOURA, sendo que o “Da Lua” de posse do aparelho celular marca Samsung, cor preta, operadora Vivo e com DOUGLAS, um abadá de camarote do forró do Sfrega no valor de seiscentos e setenta reais, ele confessou ter comprado no valor de cinquenta reais, já “Da Lua” confessou que teve o apoio de um menor que ficou na parte de cima da linha de tocaia, e atacaram a vitima quando ela passava próximo ao local com os abadas e roubaram também o celular, após consumarem o roubo o menor fugiu no sentido Hotel Vitória em uma bicicleta BMX.

De acordo com a Polícia “Da Lua”, já tem costumes na prática desse tipo de ilícitos na companhia de menores.

DELEGACIA DE HOMICÍDIOS E PROTEÇÃO À PESSOA INICIA INQUÉRITO CASO SALSICHA


Do Facebook

Na manhã dessa quarta-feira (26), nossa reportagem esteve conversando com o Delegado Delmar Bittencourt, chefe do DHPP (Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa), que nos informou, que a partir de hoje será aberto o inquérito par apurar as causas da morte do jovem GERSON BONFIM, conhecidíssimo popularmente por "SALSICHA", que faleceu quando tentava atravessar por entre os trilhos dos vagões da linha férrea, no último dia 23 de junho.

Salsicha teve seu corpo partido ao meio da cintura pra cima, e acabou falecendo no local.

O Delegado deve intimar o maquinista, e testemunhas para saber mais sobre o acidente.

Maravilha Notícias

BANDIDO ROUBA MAIS DE CINCO MIL REAIS NA FRENTE DE BANCO EM BONFIM



Por volta das 10h40min, dessa terça-feira (25), quando se dirigia à agência bancária do Banco do Brasil, um jovem foi assaltado por um homem não identificado, que lhe abordou na frente da agência, segundo a vitima, o bandido encostou um cano tipo de arma de fogo em suas costas e anunciou "passa o pacote, passa o pacote", levando o valor de R$ 5.500,00, que seria depositado.

Após consumar o roubo o assaltante se infiltrou por entre as barracas na Praça Dr. José Gonçalves, e não foi localizado, no prejuízo o rapaz registrou queixa na Delegacia Territorial.


Maravilha Notícias

PM motorista do governador Jaques Wagner é encontrado morto em Campo Formoso

fonseca
O policial militar Joseilson Fonseca, 39 anos, foi encontrado morto, na manhã desta terça-feira (25) próximo ao povoado Lagoa da Roça. Ele estava com um tiro no tórax e uma arma em punho. Uma pistola também foi encontrada a 200 metros da estrada, em um matagal. O carro dele, um Gol cor cinza com placa de Salvador, capotou no local, na noite desta segunda-feira (24).

Segundo informações da polícia, Joseilson é natural do povoado Lagoa da Roça, município de Campo Formoso, trabalhava na Casa Militar na capital baiana e estava passando o fim de semana com a família. O soldado estava acompanhado de Josenilton Batista Lopes, morador de Poços, que prestou depoimento à polícia. Ele conta que o PM teria ingerido bebida alcoólica e após capotar o carro disse que ia matá-lo e em seguida se suicidar. Josenilton afirma que correu do local e Joseilson cometeu suicidou. Outras informações sobre o que teria motivado o crime ainda não foram reveladas.

A polícia investiga o caso.

Fonte: 98 Notícias


Postagem em destaque

CONTINUA INTERNADO EM MINAS FILHO DO EMPRESARIO WENDEL DA PERFIL