quarta-feira, 5 de junho de 2013

Montados em jegue, homens roubam carro em São Sebastião do Passé






Um assalto inusitado chamou a ateção de moradores de Lamarão do Passé, no município de São Sebastião do Passé, nesta terça-feira (4). Três homens roubaram um carro que estava a serviço da prefeitura da cidade em frente à Escola Municipal Rosa Gares. Eles chegaram ao local montados em um jegue e uma mula, invadiram a instituição de ensino a ameaçaram professores e estudantes, antes de levar o veículo, modelo Corsa Classic, utilizado pela coordenação da escola. O crime ocorreu por volta das 11h e ainda é investigado por policiais da região. Informações do Camaçari Notícias.

MAIS SAÚDE E RESPEITO A CARRAPICHEL

LEI ORGÂNICA DO MUNICÍPIO DE SENHOR DO BONFIM

Seção II

DA COMPETÊNCIA COMUM

Art. 12. É de competência comum do Município, da União e do Estado:

I – zelar pela guarda da Constituição, das leis e das instituições democráticas e conservar o patrimônio público;
II – cuidar da saúde e assistência pública, da proteção e garantia das pessoas portadoras de deficiências;
Fonte: http://senhordobonfim.ba.gov.br/atos-administrativos/lei-organica/


Venho mais uma vez à esse renomado blog, solicitar das autoridades compêtentes do município de Senhor do Bonfim às devidadas providências com relação ao posto de saúde. Segundo informações de populares não está tendo médico e até está faltando materiais básicos como seringas, espaladrapos, gases, etc...

Esperamos que as devidas providências sejam tomadas e que a lei orgânica deste município seja comprida.



Att. Adriano Prazeres

VEREADOR RÊ DO SINDICATO GARANTE QUE SEU MANDATO SERÁ PAUTADO DE LEALDADE, TRANSPARÊNCIA E DE LUTA EM DEFESA DO HOMEM DO CAMPO


Na manhã desta terça-feira (04) o vereador Rê do Sindicato (PHS) esteve participando da Assembléia Geral Ordinária do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de Senhor do Bonfim que aconteceu no Centro Diocesano de Senhor do Bonfim. O encontro que teve como objetivo eleger a nova Diretoria do Sindicato contou com a participação de centenas de trabalhadores rurais.
O vereador aproveitou o evento e parabenizou a senhora Luciene da Silva, que foi eleita coordenadora e ficará a frente da Coordenação do Sindicato durante exercício 2013 e 2016.

O vereador mais uma vez colocou seu mandato a disposição dos trabalhadores rurais e também do Sindicato, “Quero parabenizar a nova diretoria, bastante emocionado mas, com o coração cheio de alegria, até por quer eu conheço e acompanho a luta e dedicação como essas meninas trabalham em prol do sindicato, e é por conhecer a luta e o empenho de cada uma que coloco meu mandato a disposição de todos. Esse mandato não foi construído pelo Rê, foi construído por vocês e é por isso que coloco meu mandato vinte e quatro horas a disposição do homem do campo. Conhecemos a luta de todos, até por quer participo dessa luta, o sindicato pode contar com meu mandato, parabéns a todos por mais esse encontro, vamos vestir a camisa do sindicato e podem ter certeza que o sindicato saberá defender cada um de vocês”, disse Rê do Sindicato que ainda confirmou sua parceria com o sindicato, “o homem do campo é abandonado, é tanto que as coisas só chegam no campo quando o povo da cidade não quer mais.

Aproveito esse momento para confirmar o meu compromisso de luta, transparência e lealdade com cada um de vocês e com todos os componentes da nova diretoria. Que essa nova diretoria possa dar tudo de si em prol do sindicato e que o homem do campo assumam a bandeira do sindicato”, finalizou o vereador.

POPULAÇÃO DE PILAR EM JAGUARARI COMEMORA NAS RUAS A APROVAÇÃO DA LEI QUE REGULAMENTA A CRIAÇÃO DE NOVOS MUNICÍPIOS


A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o Projeto de Lei Complementar 416/08, do Senado, que regulamenta a criação de municípios, estabelecendo critérios como viabilidade financeira, população mínima e plebiscito do qual participará toda a população. O texto que será enviado ao Senado para nova votação é o substitutivo da deputada Flávia Morais (PDT-GO), relatora pela Comissão de Desenvolvimento Urbano.

De acordo com o texto, aprovado por 319 votos a 32, qualquer procedimento deve ser realizado entre a data de posse do prefeito e o último dia do ano anterior às eleições seguintes. Se o tempo não for suficiente, apenas depois da posse do novo prefeito o processo poderá continuar.

Esse procedimento terá início com requerimento dirigido à Assembleia Legislativa, assinado por, no mínimo, 20% dos eleitores residentes na área que pretende se emancipar ou se desmembrar. No caso da fusão ou da incorporação de municípios, as assinaturas devem ser de 10% dos eleitores em cada uma das cidades envolvidas.

Para a relatora, a regulamentação permitirá a correção de injustiças em diversos municípios que não podem pleitear a emancipação pela ausência de regras. “Esse texto é fruto de um consenso possível depois de mais de quatro anos de discussão do tema nesta Casa”, afirmou.

Há vários anos, o Distrito Pilar em Jaguarari/BA vem manifestando interesse na sua emancipação, por ser, dentre as localidades da Bahia que pretendem se emancipar, uma das que possuem melhores condições estruturais. Pilar já possui toda infraestrutura de cidade, com agências de Bancos e de Correios, Casa Lotérica, Lojas especializadas como Boticário e a Mineração Caraíba, maior mineradora do nordeste, além de que, o município de Jaguarari a quem Pilar pertence, é dotado de condições econômicas favoráveis, à sustentação sem as rendas oriundas deste Distrito. Juntamente com a localidade de Santa Rosa, também em Jaguarari, que no projeto de emancipação passará a pertencer a Pilar, forma uma população de aproximadamente 15 mil habitantes. Na noite desta terça-feira, 04/06, a comunidade só saiu da frente da televisão que acompanhava ao vivo pela TV Câmara, depois do resultado da votação e contatos feitos com representantes da Comissão de Emancipação de Pilar Senhores: Jackson Carvalho, José Roberto Siqueira e o Presidente do Legislativo de Jaguarari, vereador Josimar Zuza, que encontravam–se em Brasília acompanhando de perto os trabalhos daquela Casa Legislativa. Com a aprovação do Projeto de Lei, que regulamenta a Constituição ao estabelecer regras de incorporação, fusão, criação e desmembramento de municípios e determina que distritos poderão se emancipar após a realização de um plebiscito. A população foi as ruas em uma grande carreata, bicicletas, motos e muitos fogos, comemorando a possibilidade tão esperada e necessária para o crescimento local e regional, visto que a localização geográfica do distrito é privilegiada, por fazer divisa com os municípios de Juazeiro, Uauá e Curaçá.


Informações: Comissão de Emancipação de Pilar

NOITE DE TERROR: Homem mata cinco pessoas em Itagi (BA) na noite desta terça-feira (04)


As ocorrências aconteceram na região do Retiro na localidade Riachão do Velho Teté. Segundo a polícia, o assassino foi identificado como João Bispo da Silva, 43 anos, conhecido como João Tatu, e estava fora da cidade há meses. Testemunhas, que prestaram depoimento na noite de ontem, afirmaram que João Tatu chegou de surpresa à cidade e gritou aos quatro cantos que mataria quem tivesse rixa com ele.

Na lista das desavenças estavam os ex- sogros do assassino e mais três pessoas. As vítimas foram identificadas como Eterno Barbosa Alves, 40 anos, Joana Pereira do Carmo, Eurides Alves Barbosa, 77 anos, M.V.A, 57 anos e Hélio Vieira, 45 anos. Todos foram brutalmente assassinados a tiros e facadas em suas residências.

Segundo informações da polícia, tudo começou na Fazenda Serra Curta, o acusado matou os ex-sogros e em seguida desapareceu com o gerente da Fazenda, Eterno Barbosa, que foi encontrado sem vida, na região de Cedrônia, por volta das 22h30.

Já M.V.A morreu na manhã desta quarta-feira (5), atingido por um tiro na boca. Hélio Vieira foi encontrado por volta das 5h de hoje, também na zona rural da cidade.De acordo com a polícia, João Tatu é o autor de mais um homicídio, cometido em Minas Gerais. Onde atingiu a vítima com golpes de faca, há dois meses.

VNoticias

Jovem de 22 anos comete suicídio em Campo Formoso

942622_131997830335325_370661268_n
Por volta das 4:30hs desta quarta feira dia 05/06, o jovem Paulo Santos de Jesus de 22 anos, residente no bairro Vila Encantada, próximo a Embasa, cometeu suicídio, o jovem acordou por volta das 4hs da manhã conversou com sua esposa e em seguida foi ate o banheiro depois de algum tempo houve um silencio, quando a esposa foi ao quintal viu Paulo Santos de Jesus pendurado em um fio de internet pelo pescoço amarrado em uma certa distancia de uma linha de madeira (ripão) que fica no quintal da residencia, o corpo foi removido pelo DPT (Departamento de Policia Técnica) de Senhor do Bonfim-BA, até o momento não se sabe a causa do suicídio, o mesmo prestava serviço a dois meses pra a empresa (Infornet provedor de internet local) situada a praça da bandeira em Campo Formoso-BA em qual seu pai Odias (Guinho) também trabalhava.

Fonte: Esmeralda Notícias/Foto: Facebook

Museu Geológico da Bahia visita Jaguarari‏

 portal jaguarari


Museu Geológico da Bahia, desenvolvido pelo governo do estado, com o apoio da Secretaria de Indústria, Comercio e Mineraçãoatravés de seuPrograma Exposição Itinerante, em parceria com a Prefeitura Municipal trouxe para Jaguarari, algumas peças do seu acervo buscando contribuir, cada vez mais, para a democratização do ensino e popularização das geociências.

O Projeto Museu Geológico da Bahia estará em Jaguarari de 05 a 08 de junho, na sede da Associação Comercial de Jaguarari, visa promover o conhecimento sobre os recursos minerais regionais e interagir com a comunidade local procurando mostrar a importância dos recursos minerais em nosso cotidiano e das geociências na pesquisa, além da exploração dos recursos naturais e sua relação com o meio ambiente.  Proporcionado aos estudantes a oportunidade de absorver e melhor compreender os ensinamentos abordados em salas de aula. O acervo da Exposição Itinerante no município de Jaguarari,  inclui os seguintes temas:
ü     produtos minerais da região;
ü     minerais: tipos, variedades e aplicações;
ü     rochas: tipos, variedades e aplicações;                   
ü     pedras preciosas: réplicas dos maiores diamantes do mundo, coleções das gemas  mais importantes do Brasil e da Bahia;
ü     meteoritos: fragmentos de meteoritos inclusive do maior meteorito - Bendegó -  encontrado no Brasil e também do único  classificado como palasito - Quinjingue;

ü     mostra de fósseis;
 ü     petróleo: mostra de petróleo bruto e de derivados;
 ü     projeção de filmes sobre diversos temas da geociências;
 ü     disseminação de informações sobre a preservação e conservação do meio ambiente e sobre a importância do aprendizado das geociências, na formação do cidadão.  
 Programação da Exposição Itinerante no Município de Jaguarari - BA.
 Dia 03/06  - Saída de Salvador, para Jaguarari - BA.
 Dia 04/06 – Montagem da exposição no turno matutino;
Abertura da exposição para visitação da comunidade e exibição de filmes;
13:30 às 17:30h e 18:30 às 21h.
Dia 05/06 - Abertura da exposição para visitação da comunidade e exibição de filmes;
08h às 12h - 13:30 às 17:30h e 18:30 às 21h.
Dia 06/06 - Abertura da exposição para visitação da comunidade e exibição de filmes;
08h às 12h - 13:30 às 17:30h e 18:30 às 21h.
Dia 07/06 - Abertura da exposição para visitação da comunidade e exibição de filmes;
Abertura das 08h às até as 21h.
Fotos: Clédson Carvalho
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Jaguarari

ABANDONO DE IMCAPAZ: MÃE DEIXA FILHOS EM CASA E QUASE HOUVE INCÊNDIO COM AS CRIANÇAS


6° BPM detém agressor que descumpriu medida protetiva judicial

Nesta terça-feira (4), às 22:30, no Bairro Brisa do Monte, na Cidade de Senhor do Bonfim, policiais da CETO do 6º Batalhão de Polícia Militar conduziram Antônio Santana Barreto à delegacia de Polícia Civil por agressão.
Os policiais estavam em ronda na localidade quando uma mulher gritou chamando a viatura, pois estava sendo agredida pelo acusado, contra o qual possui medida protetiva judicial que proíbe sua aproximação.

6° BPM presta apoio ao Conselho Tutelar em caso de abandono de incapaz

Nesta terça-feira (4), às 23 horas, no Bairro Brisa do Monte, na Cidade de Senhor do Bonfim, policiais da 2ª Companhia do 6º Batalhão de Polícia Militar prestaram apoio ao Conselho Tutelar em caso de abandono de incapaz.

Duas crianças foram deixadas sozinhas em casa e, segundo vizinhos, atearam fogo em um colchão, sendo logo apagado por eles. Os policiais acompanharam os conselheiros na localização da mãe e, em seguida, apresentação da mesma e das crianças na delegacia de Polícia Civil.


6° Batalhão de Polícia Militar
Seção de Comunicação Social

IF BAIANO ABRE SELEÇÃO PARA TUTORES


De 10 a 28 de junho, o Instituto Federal Baiano (IF Baiano) estará com inscrições abertas para a formação de cadastro reserva de tutores presenciais dos cursos da educação profissional técnica de nível médio subsequente, modalidade à distância.

O processo seletivo que terá validade por um ano, prorrogável por mais um, será para escolher profissionais que irão atuar nos polos de Mucuri (Escola Municipal Deputada Ana Oliveira) e Mundo Novo (Escola José Carlos da Mota), recebendo a bolsa de pesquisa no valor de R$ 765,00.

Para participar, o candidato deverá ter alguns requisitos como: ensino superior completo, disponibilidade de 12 horas semanais presenciais (diurnas ou noturnas), experiência comprovada de um ano no exercício do magistério e conhecimento no uso de ferramentas tecnológicas de informação e comunicação.

A inscrição será, através do e-mail prosel.ead@ifbaiano.edu.br, informando dados como nome, data de nascimento, contatos, tempo de experiência no magistério, formação acadêmica, emprego atual e link do currículolattes, encaminhando, em anexo, comprovantes de diplomas ou certificados e outros documentos (Anexos II e III).


IFBAIANO

Artesanato e pedras preciosas são destaques em feira de Campo Formoso

artesanato campo formosoGARIMPO - REVISTA GLOBO RURAL
Evento acontece de 9 a 13 de junho e atrai pessoas de todo País
Tamara Leal

Conhecido como “terra das esmeraldas”, Campo Formoso, a 410 km de Salvador, é o maior centro de comercialização de pedras brutas e lapidadas do Brasil. No mês de junho, cidade vai sediar a III Feira de Pedras Preciosas e de Artesanato de Campo Formoso (Feppa), o mais importante evento do gênero em todo o norte e nordeste do Brasil.
A Feppa acontece entre os dias 9 e 13 de junho, na Praça Herculano Menezes (antiga Praça Luiz Viana), e é promovido pela Associação Instituto para o Desenvolvimento Econômico e Social e para o Fomento do Artesanato de Campo Formoso (Adecampo), com o apoio do Governo do Estado, Sebrae, prefeitura e empresas locais.
O objetivo da feira é incentivar o intercâmbio comercial e cultural do município e incrementar a venda dos produtos, além de proporcionar aos artesãos e comerciantes de pedras uma maior divulgação de seus trabalhos.
Durante o evento, serão expostos exemplares de artesanato mineral, pedras preciosas brutas e lapidadas, especialmente esmeraldas. Também serão comercializadas pedras de cor, como ametista, citrino e topázio, cristal de rocha, quartzo esfumaçado, quartzo rutilado, joias artesanais, pedras brutas, além de artesanato em sisal.
O coordenador da Unidade Regional do Sebrae em Jacobina, Geronilson Ferreira, explica que o destaque da feira vai para as esmeraldas, brutas e lapidadas, originadas da Serra da Carnaíba, pertencente ao município vizinho de Pindobaçu,e da Serra  do Socotó, garimpo de Campo Formoso. “As pedras dessas regiões são famosas em todo o mundo por sua beleza e qualidade ímpares e sempre fazem grande sucesso entre os artesãos, joalheiros, comerciantes e colecionadores”. Geronilson garante que mesmo o destaque da feira sendo para as pedras preciosas, a Feppa tem espaço para todo tipo de artesanato.
Para o gestor do do Projeto Indústria do Sebrae Bahia, Osório Rebouças, que atende os artesãos do município, a feira é um grande oportunidade para todos que  trabalham com pedras preciosas. “O município tem cerca de 150 lapidários, o que o torna o maior centro de lapidação de pedras preciosas do norte e nordeste do País. A Feppa é uma grande oportunidade para que estes profissionais possam ter uma visibilidade ainda maior. No entanto, além de aquecer esse setor, o evento movimenta todo o comércio de Campo Formoso”, salienta.
Agência Sebrae de Notícias Bahia
(71) 3320-4557 /4558 / 9222-1612 /9174-9142
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.ba.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebraebahia
www.facebook.com/sebraebahia

Jaguarari: Justiça Eleitoral vai julgar denúncias contra o Prefeito por compra de votos e outras irregularidades

Publicado em 5 de junho de 2013 por  em Local
antonio nascimento radio

A Justiça Eleitoral da comarca de Jaguarari, designou a data 06 de junho de 2013, (Quinta feira) para a audiência de instrução e julgamento das ações, movidas pelo Ministério Público Eleitoral e Odilon Almeida, em decorrência de diversos crimes cometidos pelo prefeito Antonio Nascimento do PT, durante o ultimo pleito eleitoral.
As acusações são lastreadas em provas documentais, que apontam o cometimento pelo prefeito dos crimes de abuso do poder político, abuso do poder econômico, uso da máquina para fazer campanha, etc., ao total segundo o advogado do processo, o prefeito responde a cerca de 10 crimes eleitorais, todos eles com farta prova documental, juntada nos autos.
A expectativa de toda sociedade é grande com a realização da audiência, até porque trata-se de uma decisão que certamente entrará para história da cidade, já que eventual condenação do prefeito, implica na cassação do seu mandato, e sua inelegibilidade por 8 anos.
 Em contato com o advogado Dr. José do Vale, o mesmo disse que “Chegou a hora do prefeito sentar no banco dos réus, e arcar com as conseqüências dos crimes eleitorais cometidos, que desequilibraram, a seu favor, a disputa eleitoral de forma evidente. Todas as acusações ao gestor foram lastreadas em provas documentais, tudo que alegamos foi devidamente demonstrado e provado no processo, não existe uma alegação sequer que não esteja corroborada com a prova documental, e nesse sentido, o depoimento testemunhal, não pode ir de encontro com a prova documental, sob pena de falso testemunho, caso em que não hesitaremos em pedir a prisão da testemunha que venha a mentir nos autos.  Quero ver o prefeito dizer perante o juiz e promotor que não responde a nada, que tudo é bobagem, como andou falando por ai, tentando confundir a população. Lembramos ainda, que pela quantidade de testemunhas a serem ouvidas, a audiência poderá se estender até a sexta feira, a critério do juiz, o importante é que seja cumprida a lei, o que com certeza será, haja vista a competência irretocável do corpo judiciário existente na comarca de Jaguarari-Ba. Ademais, a gravidade dos fatos ensejam além da cassação do diploma do prefeito, a sua inelegibilidade por 8 anos, conforme recente jurisprudência do TRE, em decisão que julgou o prefeito de Campo Formoso, justamente pelo crime de propaganda extemporânea- antecipada, tal qual o do prefeito de jaguarari, a diferença que além desse crime, o mesmo responde por cerca de mais nove crimes eleitorais, todos devidamente provados, cabendo agora a justiça, fazer o seu papel, tal como foi realizado pelo TRE,  cassando o diploma do referido prefeito e moralizando o processo eleitoral e fazendo com que o poder judiciário goze cada vez mais de credibilidade.”  Disse o advogado.
Fonte: portal Jaguarari

Crânio humano foi encontrado em terreno baldio na cidade de Saúde

Um homem que não teve o nome revelado a nossa reportagem, levou um susto na manhã desta terça-feira (4), ao realizar uma limpeza de um terreno baldio, na Rua Zilda Pereira , que fica ao lado do Hospital Municipal Nossa Senhora da Saúde. Ao puxar o mato que se encontrava no local, acabou desenterrando um crânio humano, soterrado a poucos centímetros da superfície.Assustado com o que viu o cidadão saiu para comunicar o ocorrido ao dono do terreno. Assustados, moradores que acompanhavam a limpeza do terreno saíram para vê de perto esse crânio, ainda de acordo populares , a policia Militar esteve no local indo embora minutos depois.

O crânio aparenta não estar a muito tempo enterrado no local onde foi encontrado e pertenceu a uma pessoa a idade não se sabe se era idosa, ou jovem. Segundo os moradores, o terreno onde o crânio foi encontrado não era um cemitério e não se sabe como esse crânio foi parar no local, já que existe várias casas em volta do terreno.

Espacoaberto.net 
Foto: Robeval Pereira

Suspeito de homicídio em Campo Formoso está foragido

A polícia procura o suspeito de um homicídio ocorrido nesta segunda-feira (03) no povoado Laje dos Negros do município de Campo Formoso. A vítima foi Valdenício Nascimento Celestino, encontrado num corredor entre duas residências. Ele foi alvejado por disparo de arma de fogo na região do tórax e no braço direito.

Segundo a polícia, o suspeito, Juvenal Quirino de Araújo, fugiu do local. Após perícia, o corpo foi levado para necropsia no departamento de polícia técnica em Senhor do Bonfim.

Fonte: 98 Notícias

Postagem em destaque

CONTINUA INTERNADO EM MINAS FILHO DO EMPRESARIO WENDEL DA PERFIL