quinta-feira, 7 de março de 2013

Dia da Devolução: professores dizem não ao Alfa e Beto em manifestação


Ao som do hino nacional, os professores do ensino municipal devolveram na manhã desta quinta-feira (07), para a o secretário Municipal de Educação, João Carlos Bacelar, o kit do Instituto Alfa e Beto (IAB), que será lançado oficialmente na tarde de hoje pelo prefeito ACM Neto (DEM).

Os educadores rejeitaram os livros que foram entregues dentro do kit por conter, segundo eles, conteúdos racistas e preconceituosos.

“Tem trechos do material que utiliza como padrão de beleza as pessoas brancas e com os olhos azuis. Tem outro que ensina uma garota a desculpar um garoto que a agrediu. Como poderemos colocar esse material nas mãos de crianças?”, questiona Maria de Lurdes, professora do 3º ano de ensino fundamental.

Centenas de profissionais depositaram os livros em frente a sede da Secretaria Municipal de Educação (SMDE) e protestaram contra a decisão do prefeito e do secretário em adotar a metodologia, avaliada por eles, ultrapassada. “Não se utiliza mais esse método de ensino em nenhum lugar do Brasil. Todos estão partindo para a era digital, com elementos inovadores para atrair a atenção das crianças. Mas nós vamos apresentar um material que não apresenta nenhuma qualidade e ainda com conteúdo questionável. Não vamos aceitar”, garante Elza Melo, diretora da APLB Sindicato.

O protesto se acentuou com a chegada de João Carlos Bacelar. Sob o som de vaias o secretário reprovou a ação dos docentes e confirmou que o IAB vai permanecer no cronograma de 2013 da rede municipal de ensino. “Um programa que já atendeu mais de 700 municípios e registrou significativos avanços no desempenho dos alunos não pode ser desmerecido como tem sido feito”, justifica Bacelar.

Ainda segundo o secretário além das atividades em todas as 426 escolas, 12 unidades serão transformadas em escolas pólos para realização da formação do Sistema Estruturado do IAB. “O objetivo da implantação é estabelecer uma política municipal para alfabetização e elevação do nível de desempenho acadêmico dos alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental”, concluiu.

O "Dia da Devolução" foi decidio após assembléia realizada no Ginásio dos Bancários, na tarde de terça-feira (5). Os professores da rede municipal apreciaram o acordo garantido em negociação com o executivo municipal. O acordo, constando diversos itens, foi aprovado na sua quase totalidade.

Mesmo que o executivo municipal tenha apresentado posição de desobrigar a adoção do Alfa e Beto, respeitando a autonomia da escola, a categoria decidiu, por unanimidade, pela sua rejeição e pela continuidade do PPP e do Pacto pela Educação.

A direção da APLB-Sindicato afirma que se manteve firme nas negociações, o que garantiu os avanços contidos na pauta, especialmente na última reunião, realizada na segunda-feira, 4, quando a SMED recuou com relação às diversas questões que vinham prejudicando a categoria, a exemplo da reorganização das escolas por falta de condições e o aumento da carga horária em sala de aula para os professores do Ensino Fundamental I e II.

Governo anuncia água para março, Embasa informa que água de Ponto Novo para Bonfim chegará somente em abril Publicado em 7 de março de 2013 por Walterley Kuhin em Local Senhor do Bonfim: ao contrário do secretário Rui Costa que prometeu para março, Embasa confirma água de Ponto Novo somente em abril


ENTREVISTA PARA O REPÓRTER FELIPE PEREIRA E O CINEGRAFISTA RONALDO.

O gerente da Unidade Regional da Embasa de Senhor do Bonfim, Vinícius Araújo, afirmou em entrevista na TV São Francisco, afiliada Rede Globo na região, que será exibida no Bahia Meio Dia de hoje, 7, a partir das 12h, que a adutora que trará água da barragem de Ponto Novo para a cidade de Senhor do Bonfim e Jaguarari, somente começará a funcionar em abril.Segundo o gestor da Embasa na primeira etapa um vazão de 140 litros por segundo, vai normalizar o sistema que no momento está sendo insuficiente para abastecer vários bairros da cidade e localidades da zona rural do município.

No momento 30 caminhões-pipa estão transportando em torno de 50 viagens diárias água de Ponto Novo para abastecer a população castigada com racionamento. A obra, que tem caráter emergencial, soma investimentos de aproximadamente R$ 60 milhões, e vai beneficiar 129 mil pessoas. Recentemente em entrevista durante o Comitê Estadual para ações de Convivência com seca realizada em Senhor do Bonfim (26 de fevereiro), o secretário da casa civil Rui Costa, afirmou que a adutora começaria a funcionar no mês de março.

Falndotudo.com

ASSOCIAÇÃO DOS DOCENTES DE SENHOR DO BONFIM – ADESB CONVOCA PROFESSORES PARA PARALISAÇÃO NESTA SEXTA


COMUNICADO

A ADESB (Associação dos Docentes de Senhor do Bonfim) comunica a todos os professores das escolas municipais de Senhor do Bonfim, que na próxima sexta-feira, dia 08/03/13, acontecerá uma paralisação de advertência, (sem manifestação).
Contamos com a participação de todos (a) professores, coordenadores e vice-diretores, lembrando que segunda feira, dia 11 de março de 2013 acontecera uma assembleia geral no SINDIFERRO, a partir das 08 h da manhã, a fim de que possamos fortalecer nossa luta em prol de uma educação democrática e humanizada.

________________________________
ADAILTON COSTA DE SOUZA
PRESIDENTE
Postado por Neto Maravilha

ANATEL PUBLICA TARIFAS DE LIGAÇÕES DE FIXO PARA CELULAR


A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) publicou, nesta quinta-feira, os valores tarifários máximos das ligações de telefone fixo para celular, tanto em chamadas locais quanto em interurbanas. As novas tarifas foram definidas na última reunião do Conselho Diretor da Agência, realizada em 28 de fevereiro.

A partir de 6 de abril, o minuto da ligação de fixo para celular custará, em média, R$ 0,04 a menos. O colegiado aprovou redução de 8,77% no valor dessa tarifa para as concessionárias Telefônica, CTBC Telecom, Sercomtel, Embratel e Oi, nos Estados da antiga Brasil Telecom. Já nas unidades da Federação atendidas pela Oi onde antigamente era a Telemar, a diminuição será de 18,6%. O porcentual é maior para esta empresa porque, devido a questões judiciais, suas tarifas não sofreram redução no ano passado. É o segundo ano consecutivo que o custo da ligação de fixo para celular é reduzido.

Agência Estado

MUTIRÃO EM IGARA FOI UM SUCESSO!


Moradores do distrito de Igara, participaram na manhã desta quarta-feira(06), de um importante evento de mobilização da sociedade para o combate, prevenção e controle da dengue.

Foi o primeiro grande faxinaço realizado pela Secretaria de Saúde na localidade e mobilizou mais de quarenta pessoas, entre articuladores, coordenadores e agentes de endemias, com o intuito de melhorar o índice de infestação da doença, que atualmente é o mais preocupante no município.

A ação contou com recolhimento de lixo, pneus e entulho, orientações educativas quanto às medidas contra a proliferação do mosquito, eliminação dos criadouros, tratamento e panfletagem.
Faxinaço do lixo

A rua do Bolo, no distrito de Igara foi o ponto de partida de uma grande campanha que o governo “Uma Nova Realidade”, promove para retirar lixo e entulho acumulados. Máquinas e homens trabalharam durante todo o dia para deixar o distrito bem melhor de se viver. A ação desenvolvida através da Secretaria de Infraestrutura, retirou de diversas ruas várias toneladas de lixo e entulho que serviam apenas para o acumulo e proliferação de doenças.
Estradas Vicinais

Com a proposta de oferecer estradas de qualidade para a população do interior do Município, a secretaria de Infraestrutura do governo “Uma Nova Realidade” está desenvolvendo um amplo trabalho na recuperação das estradas rurais.

As localidades de Tapuia, Maria Preta e Caçador, no distrito de Igara, estão sendo beneficiadas com os serviços de patrolamento. Mais de 25 km de estradas já foram recuperados. A meta é priorizar todas as estradas que foram encontradas totalmente abandonadas.


ASCOM BONFIM
Postado por Neto Maravilha

Filadélfia: Ônibus quebrado deixa alunos sem aulas


Alunos da Escola Alice Lopes Maia, que residem nas fazendas Barreira e Macaco I no município de Filadélfia, estão reclamando que o transporte não passou nas localidades para pegar os estudantes. Em contato com o site ivansilvanoticia, os pais dos alunos reclamaram que seus filhos não assistiram aula nessa quarta-feira (06) por quer não teve ônibus, “meu filho se arrumou e o ônibus não veio, terça-feira passou aqui mas acabou quebrando no meio do caminho e as crianças foram chegar em Filadélfia três horas da tarde, e só retornaram para casa por quer foram na prefeitura e conseguiram um carro pequeno”, relatou dona Joselita.

Em contato com o Secretário de Educação do município de Filadélfia, Fernando de Jesus, o mesmo revelou para a equipe do site ivansilvanoticia que antes de atender nossa ligação tinha recebido em seu gabinete alguns alunos fazendo a mesma reclamação. Diante das reclamações, o secretário informou que já tinha ligado para o chefe de transportes para saber a real situação, e foi informado que realmente o ônibus quebrou, porém havia sido substituído, mas infelizmente o rapaz que foi escalado não fez o roteiro completo, tinha indo somente até a fazenda aguadas. Ainda segundo o Secretário, ao ser informando pelo motorista que tinha ido somente até a fazenda aguadas, o dono do ônibus refez o roteiro indo até as fazendas Macaco e Barreira, mais ao chegar no ponto não mais encontrou os estudantes.

“se houve algum imprevisto, o motorista responsável pela linha tem obrigação de informar a secretaria com antecedência para que possamos providenciar outro ônibus, o que não pode, é os alunos ficarem sem aula por falta de transporte, isso é inadmissível, e não iremos aceitar”, declarou o secretário que ainda comunicou que o transporte já foi normalizado.

por Walterley Kuhin

Postagem em destaque

CONTINUA INTERNADO EM MINAS FILHO DO EMPRESARIO WENDEL DA PERFIL