terça-feira, 5 de março de 2013

JOVEM EXECUTADO COM TIROS NA CABEÇA EM QUEIMADAS

a manhã ontem (05) por volta das 12h30min nas margens da BA- 120, KM 90, próximo ao parque de exposição do município de Queimadas, populares viram um corpo e acionaram a Policia Militar que de imediato se dirigiu ao local e constatou a veracidade do fato. A vitima era o jovem, Fábio Silva Bispo, de 19 anos, natural de Santaluz e morador da Rua da palha, o mesmo levou cerca de 2 tiros e ao lado do corpo tinha duas caixas de comprimidos cetadroxila. A vitima tinha parentes no município de Queimadas e visitava sempre. O corpo foi encaminhado ao DPT-Departamento de Policia Técnica de Senhor do Bonfim onde será necropciado. Por: Cidicleiton Souza (Zé B...
LEIA MAIS AQUI »

Morre aos 58 anos Hugo Chávez, presidente da Venezuela

< O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, morreu na tarde desta terça-feira (5), aos 58 anos, na capital Caracas. A morte ocorreu às 16h25 locais (17h55 de Brasília), segundo o vice-presidente Nicolás Maduro, herdeiro político de Chávez, que fez o anúncio em um pronunciamento ao vivo na TV.


"Às 16h25 locais (17h55 de Brasília) de hoje 5 de março, faleceu o comandante presidente Hugo Chávez Frías", disse Maduro, emocionado.
Chávez lutava contra um câncer desde junho de 2011 e, após realizar um tratamento em Cuba contra a doença, havia voltado ao país natal em fevereiro deste ano.
Chávez foi um dos mais destacados e controversos líderes da América Latina. Desde que assumiu o comando da Venezuela, em 1999, o militar da reserva promoveu mudanças à esquerda, na política e na economia. Ele nacionalizou empresas privadas, atribuiu ao Estado atividades essenciais, além de mudar a Constituição, o nome, a bandeira e até o fuso horário do país (1h30 a menos que o horário de Brasília).
Chávez foi reeleito pela primeira vez em 2006, com mais de 62% dos votos, e novamente em 2012, com 54%.
Ele tentou chegar ao poder pela primeira vez em 1992 através de uma tentativa fracassada de golpe de Estado, que fez com que fosse preso. Em 2002, já no comando do país, sofreu um golpe de Estado que o tirou do poder por quase 48 horas. Foi restituído por militares leais, com a mobilização de milhares de seguidores.
A Venezuela, que é membro da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), possui uma economia dependente das exportações do combustível, tendência que Chávez queria mudar com a entrada do país no Mercosul. O país tem 30 milhões de hectares de terras cultiváveis, mas importa até 70% dos alimentos que consome. A população é de quase 29 milhões de habitantes.
Doença
Desde que foi reeleito mais uma vez, em outubro de 2012, o líder venezuelano apareceu em público poucas vezes, a maioria delas para liderar conselhos de ministros no Palácio de Miraflores. Chávez também deixou de utilizar frequentemente sua conta na rede social Twitter.
A falta de informações e detalhes sobre a doença e a presença menos frequente de Chávez em eventos desde que anunciou a luta contra o câncer alimentaram os rumores de que seu estado de saúde poderia ser mais grave do que o governo queria divulgar.
Em 10 de junho de 2011, a imprensa venezuelana noticiou que Hugo Chávez havia por uma cirurgia de emergência em Cuba devido a um problema na região pélvica. Rumores sobre a doença circularam nos dias seguintes, mas o governo venezuelano negou que se tratasse de um tumor.
Em 30 de junho, no entanto, o presidente confirmou que havia sido operado em razão de um câncer. Não foram revelados maiores detalhes sobre a doença.
Chávez voltou à Venezuela dias depois e voltaria a Cuba nos meses seguintes para sessões de quimioterapia. Em agosto de 2011, apareceu com o cabelo raspado: "É meu novo visual", disse.
Em outubro do mesmo ano, após fazer exames médicos em Cuba, o governante declarou-se livre do câncer. "O novo Chávez voltou [...] Vamos viver e vamos continuar vivendo. Estou livre da doença", afirmou, fardado e eufórico.
Hugo Chávez chegou a dizer que o câncer, que atingiu cinco líderes sul-americanos – entre eles a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula – teria sido induzido pelos Estados Unidos. "Não seria estranho se tivessem desenvolvido uma tecnologia", disse
Em fevereiro de 2012, ele anunciou que seria operado novamente por uma lesão na mesma região em que teve o tumor removido. A cirurgia também ocorreu em Cuba e, posteriormente, ele passou por tratamento de radioterapia.
Em julho, quando era candidato à reeleição, o presidente voltou a dizer que havia vencido a batalha contra o câncer. Aos opositores, Chávez dizia que seus problemas de saúde não o impediriam de vencer a eleição que poderia mantê-lo no poder até 2019.
Em novembro, após vitória nas urnas, a Assembleia Nacional autorizou a viagem de Chávez a Cuba para receber terapia hiperbárica, um tratamento complementar comum em pacientes que receberam radioterapia.
Em dezembro, Chávez anunciou que voltaria a Cuba para ser submetido a uma nova cirurgia devido ao retorno do câncer. Ele designou o vice, Nicolás Maduro, como o eventual sucessor se não fosse capaz de voltar ao poder. Foi a primeira vez que Chávez admitiu, publicamente, que a doença poderia impedi-lo de seguir à frente do país.
Após a realização da cirurgia, foi Maduro quem passou a fazer relatos do estado de saúde de Hugo Chávez. A oposição criticava o governo, acusando-o de sonegar informação sobre a real situação do mandatário.
Chávez não conseguiu tomar posse de seu novo mandato, em 10 de janeiro. Após disputa judicial, o Tribunal Superior de Justiça entendeu que a presença dele não era necessária, e que uma posse formal poderia ocorrer em outra data a ser marcada posteriormente.
Em 18 de fevereiro, surpreendendo a todos, Hugo Chávez anunciou, pelo Twitter, que estava voltando à Venezuela. Ele foi diretamente para um hospital militar na capital Caracas.
Trajetória
Hugo Rafael Chávez Frías nasceu em 28 de julho de 1954, em Sabaneta, estado de Barinas, no oeste do país. Filho de professores, ele casou e se divorciou por duas vezes. Tem quatro filhos – duas mulheres e um homem do primeiro matrimônio, e uma menina do segundo – e três netos.
Militar reformado, Chávez entrou para a política depois de uma fracassada tentativa de golpe de Estado que o levou à prisão, em 1992.
Desde que venceu as primeiras eleições presidenciais, em 1999, com a promessa de pôr fim à "partidocracia corrupta" em que o governo havia se transformado e de distribuir a renda do petróleo entre os setores excluídos da sociedade, o presidente assumiu um estilo único de fazer política.
Ele chegou ao poder em fevereiro daquele ano como o 47º presidente da Venezuela, jurando sobre uma Constituição que ele afirmou estar "moribunda".
Entre suas primeiras decisões, proibiu que o Departamento Antidrogas dos Estados Unidos fizesse sobrevoos no país e, anos mais tarde, em 2008, expulsou o embaixador americano.
No final de 1999, alcançou o seu objetivo de mudar a carta magna da Venezuela e iniciar o que chamou de "Revolução Bolivariana".
Crises políticas
Chávez enfrentou momentos difíceis no poder, como quando, depois de vários dias de greves nacionais, em 11 abril de 2002, sofreu um golpe de Estado que o tirou do poder por quase 48 horas. Após tumultos e 19 mortes, o líder venezuelano foi restituído ao cargo por militares leais, com a mobilização de milhares de seguidores pelas ruas de Caracas.
Naquele mesmo ano, uma greve liderada por trabalhadores, empregadores e contratados da estatal de petróleo de Venezuela paralisou a indústria vital para o país. A greve prolongou-se até fevereiro de 2003 e derrubou a produção petrolífera, impactando com força a economia.
Os trabalhadores criticavam a implantação do projeto de "grande revolução bolivariana", que atingiu proprietários de terras, produtores de combustíveis e bancos. O termo é referência ao líder revolucionário Simón Bolívar, responsável pela independência de vários países da América do Sul, em quem Chávez dizia se inspirar.
Em 2004, após violentos protestos da oposição que deixaram outros nove mortos, Chávez submeteu-se novamente a um referendo público que o confirmou no poder.
Reeleição em 2006
Em 2006, em nova eleição presidencial, ele obteve 62% dos votos contra o opositor Manuel Rosales. No novo mandato, Chávez declarou a transformação da Venezuela em um Estado socialista.
Durante este período, o militar reformado iniciava seu projeto de estatização da maioria das empresas venezuelanas, em setores cruciais como telecomunicações e eletricidade. Em maio de 2007, a Radio Caracas Television, emissora mais antiga da Venezuela, encerrou suas transmissões após não ter sua concessão renovada pelo governo.
Iniciava-se também sua tentativa de reforma na Constituição, que permitira sua reeleição por tempo indefinido. Após uma primeira derrota, ocorrida no final de 2007, o projeto foi aprovado em referendo popular em fevereiro de 2009.
Em 2010, Chávez sofreu sua primeira derrota nas urnas, em eleições legislativas. Apesar de ter obtido a maioria dos votos, seu partido não conseguiu dois terços da Assembleia Nacional venezuelana, objetivo necessário para facilitar a aprovação dos projetos do governo.
Com uma manobra política, no entanto, conseguiu aprovar um dispositivo que o permitiu governar por mais seis meses por decretos de emergência.
Entrada na Mercosul
A Venezuela entrou oficialmente no Mercosul em 13 de agosto de 2012, depois de cerimônia simbólica em 31 de julho ocorrida em Brasília, com a presença de Hugo Chávez.
O ingresso ocorreu após Brasil, Argentina e Uruguai suspenderem o Paraguai do bloco como sanção pelo impeachment do presidente Fernando Lugo. Em 22 de junho do ano passado, o Senado do Paraguai votou pela destituição de Lugo no processo político "relâmpago" aberto contra ele na véspera e encarado pela comunidade de países sul-americanos como golpe. O país vinha impondo o veto à entrada da Venezuela no grupo.
"Faz tempo que a Venezuela devia entrar no Mercosul. Mas como está escrito na Bíblia, tudo o que vai ocorrer sob o sol tem sua hora", disse Chávez à ocasião. "Nos interessa muito sair do modelo petroleiro, impulsionar o desenvolvimento agrícola da Venezuela [...] Temos disponíveis mais de 30 milhões de hectares para o desenvolvimento da agricultura", afirmou.
O ministro das Relações Exteriores brasileiro, Antonio Patriota, disse em setembro de 2012 que "houve unanimidade no Mercosul e Unasul para a suspensão do Paraguai. O que reforçou a suspensão foi o fato de todos os países, como gesto de repúdio, retiraram seus embaixadores, o que não ocorreu em Caracas, na Venezuela".
Com o ingresso da Venezuela, o Mercosul passou a contar com população de 270 milhões de habitantes, ou 70% da população da América do Sul. Segundo o Ministério de Relações Exteriores brasileiro, o PIB do bloco será de US$ 3,3 trilhões (83,2% do PIB sul-americano), com território de 12,7 milhões de km² (72% da área da América do Sul).
Reeleição em 2012
Em 7 de outubro, Chávez derrotou Henrique Capriles Radonski, mesmo com uma campanha limitada, e garantiu novo mandato, o quarto consecutivo, até 2019, prometendo "radicalizar" o programa socialista que vinha implantando no país.
O presidente teve cerca de 54% dos votos, contra 45% do oponente, e o comparecimento às urnas foi de quase 81%. Dilma disse na ocasião que a vitória foi um "processo democrático exemplar".

Durante a campanha, Chávez pediu a vitória para tornar "irreversível" o seu sistema socialista e acelerar o Estado comunista, algo que os críticos veem como uma nova manobra para concentrar mais poder em suas mãos. Ele não hesitou em falar em uma “ameaça de guerra civil” caso o rival ganhasse as eleições.
Capriles foi o primeiro adversário a ter chances reais de derrotar Hugo Chávez, ao capitalizar o descontentamento acumulado durante os mandatos do presidente. Em conversa com o G1 na época, ele disse que seguiria o modelo brasileiro caso fosse eleito.

Além de ser comandante-em-chefe das Forças Armadas e presidente do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), com maioria na Assembleia Nacional, Hugo Chávez também controlava a mídia estatal.
Política externa
A política externa foi inspirada pelo líder cubano Fidel Castro e marcada por críticas contra o "imperialismo" dos Estados Unidos, país que ele acusa de ser responsável pelo breve golpe que sofreu em 2002 e por questões que vão desde a mudança climática até uma suposta tentativa de assassiná-lo.
Durante sua gestão, Hugo Chávez reforçou a cooperação com seus aliados de esquerda na América Latina como Bolívia, Equador, Nicarágua, além de tecer parcerias com os governos polêmicos de Irã, Síria, Belarus, Líbia, entre outros. Ele foi pragmático o suficiente, entretanto, para continuar a vender diariamente para os Estados Unidos um milhão de barris de petróleo.
Com os seus "petrodólares", estabeleceu iniciativas regionais como o grupo de coordenação política Alternativa Bolivariana para os Povos de Nossa América (Alba) e subsidiou o petróleo da Petrocaribe, aliança entre alguns países do Caribe com a Venezuela.
O presidente venezuelano tratava outros líderes internacional com intensidade, respeito ou desprezo, chegando a dizer que havia sentido cheiro de "enxofre" na tribuna da Assembleia Geral da ONU, em 2007, após ter passado pelo então presidente americano, George W. Bush, que já foi chamado por Chávez de bêbado e genocida.
Barack Obama, a quem Chávez parabenizou pela eleição em 2008, foi taxado mais tarde de "farsante". Quando Obama foi reeleito em outubro deste ano, o venezuelano disse desejar que o americano "se dedique a governar seu país, deixando de invadir povos e desestabilizar países".
Chávez tinha apreço especial por Lula e Dilma devido ao histórico de combate dos brasileiros durante a ditadura militar. "Eu e Lula somos irmãos. Somos mais que irmãos. Somos, como já disse Fidel Castro, esses tipos que andam por aí fazendo coisas, como Dilma, Cristina [Fernandez, presidente da Argentina], Néstor [Kirchner, ex-presidente argentino]”, disse Hugo Chávez, durante a primeira visita oficial da presidente brasileira à Venezuela.
Populismo
Hugo Chávez manteve-se no poder graças à implementação das suas "missões", programas sociais que melhoraram os níveis de educação e saúde públicas venezuelanas, embora a pobreza, o desemprego e a violência tenham se espalhado pelo país, que possui uma das maiores reservas de petróleo da região.
Sua popularidade contrastava com a rejeição vinda da classe média, afetada pelas restrições econômicas impostas em nome da revolução e por políticas de desapropriação de empresas privadas.
Seu discurso beligerante polarizou a sociedade ao demonizar os oponentes e queimar todas as pontes de entendimento com a outra metade do país – politicamente, uma estratégia muito rentável, admitem fontes próximas ao governo.
Viciado em comunicação, convocava constantemente a cadeia nacional de rádio e TV para longos discursos, além de comandar por muito tempo o programa semanal "Alô, Presidente", no qual discutia suas ideias políticas, recebia convidados para entrevistas, entregava obras públicas e até vendia eletrodomésticos chineses com preços subvencionados pelo governo.
Tornou-se também um grande usuário do Twitter, onde reunia milhares de seguidores, mas diminuiu o uso do microblog após a eleição de 2012.
G1

CORPO DA JOVEM THAYANE HIRATA FOI ENCONTRADA NA MANHÃ DESTA TERÇA-FEIRA (05)


Segundo informações da Rádio Juazeiro, o corpo da jovem Thayane Hirata de 18 anos, que estava desaparecida desde as primeiras horas de domingo (03) foi encontrado na manhã desta terça-feira (05), pelo Corpo de Bombeiros às margens do Rio São Francisco. Supõe-se que a jovem se atirou da Ponte Presidente Dutra, lembrando caso semelhante que ocorreu ano passado também na vizinha cidade. Segundo familiares, Thayane foi a uma festa na noite de sábado (02) acompanhada por amigos. Após chegar em casa, usou o notebook e depois desapareceu deixando uma mensagem preocupante.

O texto abaixo foi postado no face pela própria Thayane Hirata:

“Eu só queria pedir desculpas por todas as vezes que eu errei, por todas as vezes que eu machuquei alguém. Por toda maldade que um dia eu tenha feito. E que se eu fiz alguma coisa boa, que mereça algum tipo de memória, que seja guardada. Saibam que eu ainda tinha esperanças nesse mundo, de um dia melhorar. Que as pessoas se amassem mais. Que houvesse mais paz nesse mundo. Em outra vida, talvez. Em outra galáxia… Espero que minha dívida kármica não seja tão grande depois da minha atitude egoísta. Eu espero que as pessoas que eu amo me perdoem, mas eu perdi a esperança. Toda e qualquer uma que eu tinha. Fraca, mimada, egoísta. Palavras que provavelmente encaixem no meu ser. E que me levam a ter tal atitude”, diz Thayane no post.

A família não sabe o que teria provocado o sumiço da garota. O corpo da jovem está no IML de Petrolina para os procedimentos de praxe.

Geraldo José

CAMPUS SENHOR DO BONFIM DIVULGA LISTA DE 2ª CHAMADA PARA O CURSO TÉCNICO EM ZOOTECNIA


Os candidatos às vagas remanescentes do curso técnico de Zootecnia já podem ter acesso à lista de segunda chamada, para o ingresso no ano de 2013. O edital de matrícula também já está disponível.

Para efetivarem suas matrículas, os candidatos devem comparecer no Campus Senhor do Bonfim, Km 4, Estrada da Igara, Zona Rural, no horário de 8 às 13 horas, munidos dos documentos necessários, conforme previsto no edital.
O ano letivo de 2013 terá inicio em 20 de março de 2013, quando será realizada a primeira reunião de Pais e Mestres às 09:00 horas, no Campus.


Ascom/ Campus Senhor do Bonfim
Postado por Neto Maravilha


Convidamos as pessoas que gostam e defendem os animais para uma reunião que se realizará dia 05/03/2013 (Terça-feira), às 19h00min, na Comunidade Kolping, para tratarmos de assuntos relacionados aos mesmos, que são constantemente maltratados, e vivem abandonados nas ruas de nossa cidade.
Postado por Neto Maravilha

MULHER DIZ TER SIDO AGREDIDA COM PALAVRÕES POR MOTORISTA DE COLETOR DE LIXO EM BONFIM


Hoje (05.03.2013) logo cedo passei por um constrangimento que não esperava pela parte de funcionários que nos presta serviço.
Um motorista da Empresa SEDIC - me ofendeu com palavrões, entenda o caso:
Parada ao telefone eu estava na calçada exatamente na Rua Antonio Laurindo,enfrente ao Beco do Moraes, esperando tanto o carro de lixo passar que estava parado quanto os demais carros que estava vindo atras, como não tinha visão da quantidade de carro vinha, resolvi ficar ao telefone parada na calçada e esperar todos os carros passarem, o motorista da SEDIC carro de placa DPA 2379 ficou incomodado como se eu na calçada estava o impedindo de passar, então olhou pra mim fez gesto de rejeição a minha atitude de estar parada pronunciou palavrões ( que não citarei).
Fiquei super magoada e triste, no momento só falei para outro funcionário que fazia a coleta, avise seu amigo que anotei a placa.
Como pode pessoas sem qualificação serem contratadas, fico pensando que pessoas assim podem cometer outras imprudências no transito somente por coisas banais.
Sou uma eterna admiradora de seu trabalho.


Muito grata D. D. S.

MULHER É PRESA COM MAIS DE MIL PEDRAS DE CRACK EM JACOBINA

Policiais da 16ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Jacobina) encontraram mais de mil pedras de crack na bagagem de uma mulher, em Piritiba, cidade localizada a cerca de 320 km de Salvador.
Segundo informações da polícia Aline Bezerra da Silva, de 22 anos, foi presa em flagrante com a droga já embalada para venda dentro de um pote de creme para cabelos.

A mulher afirmou ao delegado Élvio Brandão, coordenador da 16ª Coorpin, que comprou o crack na localidade de "Lajinha", no bairro da Engomadeira, em Salvador. A polícia investiga a origem da droga e seu destino em Piritiba. Aline foi presa em flagrante na sexta-feira, 1º, e encaminhada para a carceragem da 16ª Coorpin/Jacobina.


Bahiaacontece

SISMUSB CONVOCA SERVIDORES MUNICIPAIS PARA ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA


O Sismusb vem através deste convocar todos os Servidores Municipais para a Assembléia Extraordinária a ser realizada no auditório do Sindiferro no dia 05 de março de 2013 às 17 horas.


Pauta:

* Apresentação de todas as propostas da Pauta de Reivindicação 2013

* O que ocorrer.

Senhor do Bonfim, 05 de Março 2013

Sonia Lucia S. da Silva
Coordenadora Geral do Sismusb
Postado por Neto Maravilha

6º BPM PRENDE ESTUPRADOR EM BONFIM


Nesta segunda-feira (4), às 14 horas, na Rua Durval Torres, Bairro Pebinhas, na Cidade de Senhor do Bonfim, policiais da 2ª Companhia do 6º Batalhão de Polícia Militar prenderam Benedito Jesus da Silva, de 52 anos, por abuso sexual de menor.

A mãe de uma menina de 3 anos informou que o acusado a obrigou a acariciá-lo nas parte íntimas e apalpou as genitálias da vítima. Logo após o ocorrido, a menina contou à mãe, que em seguida, chamou a polícia. O autor do crime foi conduzido à delegacia de Polícia Civil, onde foi lavrado o flagrante.


6° Batalhão de Polícia Militar
Seção de Comunicação Social
Postado por Neto Maravilha

GUARNIÇÃO ROCAM DO 6º BPM REALIZA PRISÃO POR PORTE DE DROGAS

Nesta segunda-feira (4), às 18h30min, na Rua Dom Antonio Monteiro, Bairro Alto da Maravilha, na Cidade de Senhor do Bonfim, policiais motociclistas da ROCAM do 6º Batalhão de Polícia Militar realizaram uma prisão por porte de drogas.

Em ronda no local, com o objetivo de reprimir o tráfico de drogas, os policiais abordaram Elivan de Jesus da Luz, de 21 anos, Elves Henrique Alves, de 23 e um menor de 17 anos, que tentaram esconder, ao jogar no chão, uma peteca grande de cocaína e um cigarro de maconha. Os acusados foram apresentados na delegacia de Polícia Civil, juntamente com o material apreendido.
Senhor do Bonfim, 5 de março de 2013.


6° Batalhão de Polícia Militar
Seção de Comunicação Social
Postado por Neto Maravilha

Brasil: Ladrão invade casa para assaltar e acaba participando de orgia com dois casais, mas acaba preso

Um homem foi preso após a tentativa de assaltar uma casa no município de Carambeí, no estado do Paraná.

O fato inusitado é que o bandido acabou se envolvendo sexualmente com moradores da casa.

José Pedro Alves, de 39 anos, cortou a cerca elétrica e pulou o muro, quando chegou na sala encontrou dos casais praticando sexo, ninguém se importou sua presença.

Na verdade, José foi prontamente convidado a se juntar à orgia. E foi o que ele fez.

Segundo José, ele participou do sexo durante 30 minutos. A.P.L., de 34 anos, e o parceiro C.S.O., de 31 anos, contaram em depoimento que achavam que José era uma amigo, que haviam convidado. “Pensamos que a toca preta era parte de uma fantasia ninja sexual”, afirmaram.

Informações da Gazeta Popular

Campo Formosense de 110 anos pode ser uma das mulheres mais velhas do brasil

No povoado de Lagoa do Pastoreador, a 13 km da sede do município de Campo Formoso, reside Ana Maria de Jesus, uma senhora que pode ser uma das mulheres mais velhas da região e do Brasil.

A super centenária de 110 anos, garante que nasceu em 1903, o documento oficial de nascimento registra o ano de 1905. Um dos motivos, segundo a idosa, é que antigamente existiam muitas dificuldades para conseguir o registro, somente quando a pessoa casava ou pleiteava a aposentadoria e que ficava mais fácil obter o documento do governo.

Dona Maria teve onze filhos, apenas quatro ainda estão vivos, vários netos, bisnetos, tataranetos. “não é bom viver tanto tempo… se já tivesse partido para outro plano teria sido melhor”. Falou para reportagem a velha senhora brincando com a longevidade.

Com 110 anos, a velha parteira que ajudou centenas de crianças nascerem no sertão nordestino, não se aposentou por idade, vive com uma pequena pensão deixada pelo o marido falecido.

A nora, Adelaide Joana da Silva, uma senhora de 78 anos, e o filho da velha senhora centenaria – o senhor José Alberto da Silva, são responsáveis pelos cuidados da anciã que ainda se mostra lúcida e sem graves problemas de saúde.Fonte: tvwebfreguesia.com

Prefeitura de Jaguarari ajuda a combater incêndio na Serra da Bananeira

A Prefeitura de Jaguarari integrou ação conjunta para combater o grande incêndio que atingiu propriedades rurais nas imediações da Serra da Bananeira na tarde da última Quinta (27).

Equipes da Secretaria de Meio Ambiente, Guarda Municipal, servidores de capina da Secretaria de Administração e do Corpo de Bombeiro de Senhor do Bonfim realizaram uma ação conjunta que mobilizou mais de vinte e cinco pessoas.

A Prefeitura disponibilizou pás, inchadas, facões, 03 bombas costal d’água de 20 litros e abafadores para fazer o aceiro e evitar que o fogo se alastrasse para outras propriedades.
Foto : Ademilson Gonçalves

O incêndio começou por volta das 15 horas de quinta-feira e segundo relatos de caçadores teria sido criminoso. Devido à estiagem, as chamas se alastraram rapidamente. As equipes só conseguiram controlar o fogo por volta das 13h30min de sábado (2).

O incêndio que destruiu cerca de dois mil metros de área foi considerado de grandes proporções e provocou danos nas áreas atingidas (Serra da Bananeira e Serra da Margarida), situadas próximas a serra do Bendó.

Segundo o chefe da Guarda Municipal, José Adalto Rodrigues, os danos não foram maiores, em virtude da ação rápida e ao trabalho incansável das equipes que atuaram no combate ao fogo. “O ocorrido mostrou a importância de Jaguarari hoje contar com uma equipe estruturada, com funcionários treinados e equipamentos adequados para dar uma resposta rápida e atender a população em situações de emergência”, disse.

Segundo José Adalto, fiscalizando e denunciando quaisquer incidentes com o uso indevido do fogo, a comunidade colabora para o combate efetivo das queimadas criminosas e ajuda a evitar degradação do meio ambiente.

Em caso de focos de incêndio ou denúncias de queimadas, acione a Polícia Militar (190) e a Secretaria de Meio Ambiente (9982-6743).

Foto e Texto: Clédson Carvalho

JACOBINA : POLÍCIA APRESENTA SUSPEITOS DE ASSALTOS A BANCOS

Foram apresentados pelo GARCIF em coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira na sede da 16ª COORPIN de Jacobina, os quatro homens presos por prepostos da 24ª CIPM de Jacobina na cidade de Várzea Nova semana passada. Ayron Cleber Guedes Monteiro, 22 anos, e Rubisval Fonseca Xavier, de 30 anos, são naturais de Belém de São Francisco, Pe. Já Sidnei Pereira de Lima e seu irmão Cirone Pereira Lima, são naturais de Salgueiro, em Pernambuco. Todos disseram morar na cidade de Paulo Afonso.

Segundo Dr. Eduardo Brito, chefe do GARCIF e que comandou as investigações, inicialmente os quatro negaram serem donos material apreendido na comunidade de Variante, em Várzea Nova, dentro de um UNO escondido no mato, onde estavam acondicionadas mais de cinquenta bananas de dinamite, armas e munição, mas no desenrolar das investigações acabaram por confessar serem integrantes de uma quadrilha, formada em dezembro do ano passado, recrutada por dois homens que estão sendo investigados.

A operação, denominada de Carga Explosiva, revelou também que Cirone, serviu ao exército em Paulo Afonso e recebeu medalha de honra ao mérito em tiro ao alvo, sendo exímio atirador de fuzil. O bando confesou ter participação nos assaltos aos bancos de Caldas do Jorro, distrito de Tucano, na região do sisal, e Ibó, interior da Bahia.

Os quatro foram autuados em flagrante por porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, e formação de quadrilha, com base na lei do crime organizado, que não permite o arbitramento de fiança nem liberdade provisória.

Bahia Acontece

Homem é assassinado no Bairro da Bananeira em Jacobina

Um homem de 30 anos acaba de ser assassinado no Bairro da Bananeira em Jacobina. O SAMU 192 foi acionado por volta das 20h40 para atender um chamado do Bairro, onde moradores diziam que um homem acabara de levar tiros. A Unidade se deslocou ao local, porém nada pode fazer, pois ele já estava morto. Thiago Anderson Gomes Silva era filho de Dourivaldo Gomes e Maria Lidia e ainda irmão do moto-taxista Chiquinho (camisa verde na foto).

Segundo seu irmão, Thiago havia acabado de sair de sua casa e em pouco instante soube do acontecido. Ainda segundo suas informações ele nunca havia falado sobre ameaças nem de recentes confusões e que atualmente andava quieto.

Um condutor de um veículo disse que presenciou Thiago descer de um ônibus coletivo por não ter dinheiro para pagar a condução e em seguida pediu-lhe carona, o mesmo negou-se a leva-lo e só soube do assassinato na volta.

Thiago, que deixa esposa e um filho, foi assassinado com três tiros. A Polícia Militar está no local para os procedimentos padrões e enquanto aguarda a chegada dos Peritos do DPT.

Diário da Chapada
Fotos : Bahia Acontece / Diário da Chapada

Postagem em destaque

CONTINUA INTERNADO EM MINAS FILHO DO EMPRESARIO WENDEL DA PERFIL