segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

PAPA BENTO 16 ANUNCIA QUE IRÁ ABANDONAR A CHEFIA DA IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA



Papa Bento XVI é a renunciar no final deste mês, depois de quase oito anos como o chefe da Igreja Católica, dizendo que ele é velho demais para continuar com a idade de 85.

O desenvolvimento inesperado - a renúncia primeira papal em quase 600 anos -, os governos do Vaticano surpreendeu observadores de e até mesmo seus assessores mais próximos.

O Vaticano diz que espera um novo Papa a ser eleito antes da Páscoa.

Cardeal Joseph Ratzinger se tornou Papa em 2005, após a morte de João Paulo II.

Um teólogo conservador, com vistas inflexíveis sobre sacerdotes homossexualidade e as mulheres

O correspondente da BBC David Willey, em Roma afirma que a medida veio como um choque - mas acrescenta que, em teoria, nunca houve nada que possa impedir o Papa Bento XVI ou de qualquer de seus antecessores de pisar de lado.

Sob o código que rege a Igreja Católica, Direito Canônico, as únicas condições para a validade de tal renúncia são de que um ser livre e ser devidamente publicado.

Mas a renúncia é extremamente raro: o último papa a renunciar foi o Papa Gregório XII, que renunciou em 1415 em meio a um cisma dentro da Igreja.

Conselho médico
Um porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, disse que até o Papa Bento XVI assessores mais próximos não sabia o que ele estava planejando fazer e ficaram "incrédulo". Ele acrescentou que a decisão mostrou "grande coragem" e "determinação".

Primeiro-ministro italiano Mario Monti é citado como dizendo que ele estava "muito abalado com essa notícia inesperada".

O irmão do papa, nascido na Alemanha, disse o pontífice havia sido aconselhado por seu médico a não fazer viagens transatlânticas mais e estava considerando deixar o cargo por meses.

Falando de sua casa em Regensburg, na Alemanha, Georg Ratzinger disse que seu irmão estava tendo dificuldade para andar a aumentar e que a sua demissão foi parte de um "processo natural".

Ele acrescentou: "Sua idade está pesando sobre ele Nessa idade meu irmão quer mais descanso.".

O Papa não é esperado para participar do conclave que vai escolher seu sucessor, e, então, retirar-se para a residência papal de Castel Gandolfo, quando ele deixar o cargo.

Padre Lombardi disse que o Papa, então, mudar-se para um mosteiro renovado utilizado por freiras de clausura dentro do Vaticano, por "um período de oração e reflexão".

'Liberdade total'
Aos 78, o cardeal Joseph Ratzinger foi um dos mais antigos da nova papas na história quando eleito.

Ele assumiu o comando como um dos mais ferozes tempestades a Igreja Católica tem enfrentado nas últimas décadas - o escândalo de abuso sexual de crianças por padres - estava quebrando.

Em um comunicado, o pontífice disse: "Depois de ter examinado repetidamente a minha consciência diante de Deus, eu vim para a certeza de que meus pontos fortes, devido à idade avançada, não são mais adequados para um adequado exercício do ministério petrino.


Damian Thompson, ex-editor do Catholic Herald, diz o Papa fez uma "atitude corajosa"
"Estou bem ciente de que este ministério, devido à sua natureza espiritual essencial, deve ser feita não só com palavras e ações, mas não menos com a oração e sofrimento.

"No entanto, no mundo de hoje, sujeito a tantas mudanças rápidas e abalado por questões de relevância profundo para a vida da fé, a fim de dirigir o navio de São Pedro e anunciar o Evangelho, a força da mente e do corpo são a força, necessária que, nos últimos meses, tem-se deteriorado em mim na medida em que eu tive que reconhecer a incapacidade de cumprir adequadamente o ministério que me foi confiado.

"Por esta razão, e bem conscientes da gravidade deste ato, com total liberdade Declaro que renunciar ao ministério de Bispo de Roma, Sucessor de São Pedro, a mim confiada por cardeais em 19 de abril de 2005, de tal forma , que a partir de 28 de fevereiro de 2013, às 20:00 horas, a Sé de Roma, a Sé de São Pedro, será livre e um conclave para eleger o novo Sumo Pontífice terá de ser convocada por aqueles cuja competência é. "

Um teólogo conservador, antes e durante o seu tempo como Papa, ele tem tomado posições tradicionais sobre a homossexualidade e ordenação de mulheres, enquanto pedindo abstinência em vez de abençoar o uso de contraceptivos.

Renúncia do Papa choque por motivos de saúde é uma "erupção de modernidade" no Vaticano, de acordo com Ezio Mauro, editor-chefe do La Repubblica Itália diária.

O diário espanhol El Mundo afirma Bento XVI será lembrado como "vassoura de Deus" - o homem que tentou resolver os inúmeros problemas "da Igreja que fez tanto mal a sua imagem".

O editor da emissora alemã Deutsche Welle , Bernd Riegert, chama movimento do papa "um passo corajoso, um passo revolucionário". "Ele ajudou-se a liberdade, ele está definindo limites. Já não vai ser capaz sucessores para se prender seu escritório."

Meios de comunicação europeus atordoados
Suas tentativas de relações inter-religiosas foram mistas, com os muçulmanos, os judeus e os protestantes se ofender em vários momentos, apesar dos esforços em curso para alcançar e visita aos principais locais sagrados, incluindo aqueles em Jerusalém.

Um porta-voz do governo alemão disse que ficou "comovido e tocado" pela demissão surpresa do pontífice.

"O governo alemão tem o maior respeito pelo Santo Padre, por que ele tem feito, por suas contribuições ao longo de sua vida à Igreja Católica.

"Ele deixou uma assinatura muito pessoal como um pensador à frente da Igreja, e também como um pastor."


http://www.bbc.co.uk
Postado por Neto Maravilha

MULHER SOFRE TENTATIVA DE HOMICÍDIO EM POVOADO DE ITAPICURU ZONA RURAL DE BONFIM



Depois de ter passado a noite no bar de sua prima, a senhora MARCIANA PEREIRA MACIEL, 31 anos, residente no Povoado de Itapicuru decidiu ir para sua casa dormir, e já próximo foi surpreendida por dois homens em uma moto, que ao avistarem dispararam dois tiros na direção dela, e por fim um terceiro tiro que lhe atingiu as costas lado direito transfixando-lhe o peito.

Ela revelou ao blog Maravilha Notícias que mesmo baleada conseguiu correr indo até o bar da prima, informando que havia sido baleada, vindo a desmaiar.

Atendida no Hospital D. Antonio Monteiro, ela permanece internada e respira com dificuldade.

Questionamos se ela teria possíveis inimigos que pudessem tentar contra sua vida, fomos informados, que recentemente ela denunciou o comerciante bonfinense JOSÉ LUIZ XISTO LIMA, 42 anos, vulgo “LUIZINHO”, por abusar sexualmente de sua filha, uma adolescente de apenas 13 anos de idade, filha de Luizinho e Marciana, e depois da denuncia Luizinho foi preso, e mais recente ainda condenado a 14 anos de prisão já julgado pelo Excelentíssimo Juiz Dr. Tardelli Cerqueira Boaventura.

Ela não afirmou, mas suspeita que os meliantes que tentaram contra sua vida possam ter alguma ligação, com o comerciante condenado.


Maravilha Notícias

HOMEM COMETE SUICÍDIO EM ANTONIO GONÇALVES

Foi encontrado sem os sinais vitais, por volta das 14h30min desse domingo (10), o corpo do senhor COSMO VIEIRA DE FREITAS, residente na localidade de Catuabo interior de Antonio Gonçalves.




De acordo com com informações, Cosmo se suicidou com um tiro de espingarda no maxilar, falecendo no local.




Os motivos ainda são desconhecidos.




Maravilha Notícias

CAMINHÃO DESGOVERNA E CAIU NO CANAL DA MALÁRIA



Na madrugada de sábado para o domingo, (10), por volta de 02h20min, um Caminhão de cor branca, placa GTQ 0853, licença de Senhor do Bonfim, carregado com caixas plásticas vazias, apresentou problemas no freio e acabou caindo no canal da malária, próximo ao Rua Amazonas, no bairro Alto do Cigano.



Maravilha Notícias

ACIDENTE NA BR-324 EM JACOBINA DEIXA VÍTIMA FATAL


Neste domingo (10) por volta das 18h30 ocorreu um acidente na BR 324, próximo ao bairro da Catuaba, um Fiat UNO branco de placa policial OKL-5858 com licença de Jacobina-BA. Que vinha sentido Jacobina II / Catuaba, ao tentar ultrapassar um veiculo Chevrolet Kadett (não identificado), perdeu o controle e capotou várias vezes, deixando uma vitima fatal, Maria Conceição Lima Amorim, de 42 anos.
Josias Marcos Reis de Souza e Antonio Santos de Aguiar



No carro mais dois ocupantes Josias Marcos Reis de Souza, 34 anos, e Antonio Santos de Aguiar de 36 anos. Ambos foram levados para o hospital e se encontram detidos na Delegacia de policia. O motorista de pre-nome João, não foi localizado e ainda está foragido, Josias e Antonio relatam que estavam no Bairro de Nazaré com a vitima em uma bar, quando decidiram ir para outro local. O tal "João" passou oferecendo carona, segundo os dois João estava com sintomas de embriaguez e corria muito, quando tentou ultrapassar um veiculo, perdeu o controle do carro vindo a capotar. Maria foi retirada do carro ainda com vida pela equipe da SAMU 192, mais não resistiu os ferimentos e faleceu no local, ainda segundo eles todos estavam com sinto de segurança, menos Maria.

Fonte : Diário da Chapada / fotos : Corino Urgente e Diário da Chapada