segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

CANADÁ: A ÚLTIMA PORTA DE SAIDA… (OU DE ENTRADA?)‏

machado canada
Como homem público, apresso-me em externar à população bonfinense as razões que me levaram a viajar ao Canadá, mais precisamente a Montreal, onde farei um estágio “sênior” na Universi…dade de Montreal, com bolsa da Capes/MEC. Trata-se de um estágio reservado a doutores com mais de dez anos de formados. Terei a honra de desenvolver estudos e pesquisas no Centro de Estudos e Pesquisas do Prof. Maurice Tardif, a maior autoridade contemporânea em formação de Professores.
Em um município como o nosso, em que notícias plantadas se espalham, como já ocorrera em janeiro de 2013, de que aqui eu estaria desfrutando dos “milhões” herdados da mãe prefeitura, ou mesmo administrando uma poderosa rede de restaurantes (rs rs), urge que os bonfinenses mais simples tenham a informação correta quanto aos acontecimentos.
Confesso que, desde outubro de 2012 vinha tentando situar-me no mundo da educação, na Bahia e região, devido à minha experiência e ao preparo pessoal e profissional: apresentei projetos inovadores e capazes de fazer avançar a educação a muitos prefeitos, ao Município de Salvador e à Secretaria de Educação do Estado da Bahia, em vão: tudo o que apresentávamos os municípios e estados já estariam fazendo (embora o baixo rendimento do IDEB continue sendo um escândalo, até mesmo para a educação estadual, que ocupa o antepenultimo lugar no ranking dos estados brasileiros).
A Universidade do Estado da Bahia, minha primeira e única universidade, à qual propus como professor visitante criar no norte da Bahia, especialmente em Senhor do Bonfim, um mestrado e um Doutorado Interinstitucional, (projeto que já poderia estar em andamento, independente de eu estar ou não em sala de aula) acenou com uma possível contratação apenas no primeiro semestre de 2014. Aguardar o que mais, em Senhor do Bonfim, Bahia e região?
Na verdade, viajei a contragosto a um outro País, em busca de mais uma formação. Quem sabe, ao retornar, trazendo mais um diploma, haja espaco de trabalho para um pós-doutor e Ph.D em Educação.
Montreal, 07 de dezembro de 2013
Paulo Machado, no exílio.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

CONTINUA INTERNADO EM MINAS FILHO DO EMPRESARIO WENDEL DA PERFIL