sexta-feira, 8 de novembro de 2013

O governo da Bahia entrega kit de máquinas ao Consórcio público da região de Irecê


Foto Ilustrativa
O Governo da Bahia entrega, nesta segunda-feira (11), um conjunto de máquinas ao Consórcio de Desenvolvimento Sustentável (CDS) do Território de Irecê. O ato acontecerá em Irecê, às 9h00, na Grand Fest, e contará com a participação dos secretários Rui Costa (Casa Civil), Moema Gramacho (Desenvolvimento Social) e Eduardo Salles (Agricultura), do presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Elmo Vaz, e do presidente da Petrobras Biocombustível, Miguel Rossetto.

O kit de máquinas a ser entregue ao CDS é composto por trator esteira, pá carregadeira, escavadeira hidráulica e caminhão caçamba. Um investimento de mais de R$ 1,5 milhão. Representando todos os prefeitos consorciados, o maquinário será recebido pelo presidente do Consórcio, Luizinho Sobral, prefeito de Irecê. Esta ação visa intensificar o desenvolvimento do semiárido, beneficiando os 21 municípios do território de identidade de Irecê.

Entre outras ações, será assinado convênio para incrementar a assistência técnica oferecida a 8.700 agricultores familiares baianos, fornecedores de grãos de mamona, girassol e óleo de dendê. O acordo entre Estado e Petrobras Biocombustível traz, pela primeira vez, o preparo mecanizado da área para o agricultor familiar, com foco no aumento da produção e da produtividade de oleaginosas. A parceria, concretizada por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Reforma Agrária, Pesca e Aquicultura (Seagri), está alinhada aos compromissos do Selo Combustível Social, de inclusão da agricultura familiar na cadeia de produção de biodiesel.

Ao todo, 6.100 produtores de mamona serão beneficiados pelo novo modelo de assistência técnica que poderão contar com acompanhamento de todo o processo de produção, fornecimento de sementes, além de assistência técnica e extensão rural até a compra do grão. O convênio contempla ainda mais 1.000 produtores de girassol e 1.600 de dendê. O trabalho seguirá o calendário agrícola e deverá se estender até dezembro.

Também será entregue aos municípios equipamentos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), títulos de regularização fundiária e autorização de serviços para sistemas de abastecimento de água.

O secretário Rui Costa, que coordenada o Comitê Estadual para Ações de Convivência e Desenvolvimento do Semiárido, salienta a importância das ações para o semiárido. “Com essas ações estamos melhorando as condições de trabalho dos consórcios, dando condições para a continuidade e fortalecimento da produção dos agricultores familiares e desenvolvendo a região”.

Com as realizações, serão beneficiadas as cidades de América Dourada, Mulungu do Morro, Barra do Mendes, Barro Alto, Cafarnaum, Canarana, Central, Gentio do Ouro, Ibipeba, Ibititá, Ipupiara, Itaguaçú da Bahia, João Dourado, Jussara, Lapão, Presidente Dutra, São Gabriel, Uibaí, Xique Xique, Brotas de Macaúbas e Irecê.

Ascom Casa Civil

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

CONTINUA INTERNADO EM MINAS FILHO DO EMPRESARIO WENDEL DA PERFIL