quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Mulher sofre grave acidente por causa de buraco na Ladeira do Abaeté

No final de outubro a estilista Rose Santana, de 51 anos, caiu de uma bicicleta e sofreu um grave acidente na Ladeira do Abaeté, em Itapuã, por causa de um buraco. Ciclista desde criança, ela aproveitava a distância curta entre sua casa e a Orla da Pituba para se exercitar. Mas foi após se sentir motivada pela prefeitura, que recentemente incentivou o uso da bicicleta em Salvador, que Rose decidiu ir além e começou a pedalar com um grupo noturno, o “Aventura bike”. O que era para ser um lazer se transformou num verdadeiro inferno com vários dentes quebrados e a mandíbula fraturada.
“Eu caí em um buraco e apaguei. Fui atendida pelo Samu e encaminhada para o HGE onde fiquei internada. Agora estou em Aracaju me recuperando de uma cirurgia com um especialista em bucomaxilar”, contou. Emocionada, Rose disse que pedalar em Salvador é difícil e a prefeitura não deveria incentivar o uso antes de oferecer melhores condições nas vias. “Eu fazia trilhas em Sapiranga e Pituaçu. Mas nós não temos segurança, não temos faixa... É perigoso”, alerta aos menos experientes.
 
Tiago Lago, de 30 anos, é empresário e coordena o grupo. Ele, que pratica o esporte há 18 anos, partilha da opinião de Rose de que a prefeitura foi prematura no incentivo às bikes e completa: “Não tinha como ela desviar, foi culpa do buraco mesmo. Nós temos a preocupação de andar sempre pela direita e no acostamento, onde justamente estava a abertura que a derrubou”, explica.  

Rose fraturou a mandíbula e quebrou alguns dentes

 
O atendimento do Serviço Móvel de Urgência (Samu) para Rose veio rápido, mas a recuperação e a falta de investimento da prefeitura é o que mais a incomoda. “Não quero me expor na matéria, só quero transmitir minha história para o prefeito. Gostaria que ele realmente desse segurança aos ciclistas, iluminação, policiais e ciclovias”, pede Rose, que pensa em processar a prefeitura.
 
Bocão News entrou em contato com a Superintendência de Conservação e Obras Públicas do Salvador (Sucop) para saber se foi feita alguma operação tapa-buraco na região e aguarda um retorno ainda para esta manhã. 
 

Local onde Rose sofreu o acidente

 
 
Ecopa
 
Responsável pela implantação de ciclovias em Salvador, o Escritório Municipal da Copa (Ecopa) de 2014 lamentou o acidente ocorrido com a estilista e ressaltou que tem realizado programas educativos através da mídia, redes sociais e outdoores. O objetivo é orientar os condutores de veículos que mantenham a distância 1,5 m ao ultrapassar o ciclista. No entanto, ao ser questionado se o incentivo às bicicletas foi prematuro tendo em vista a má conservação das vias, o site não obteve resposta. 

Atualmente, o município possui duas ciclofaixas em Salvador, uma no Centro Histórico e outra na Avenida Contorno, próximo ao Quartel dos Fuzileiros Navais; uma ciclofaixa permanente do Largo de Roma/Ribeira; em toda extensão da Orla e em breve entregará a requalificação da ciclofaixa da Alameda da Praia que liga a Rótula do Aeroporto. 

Vale ressaltar, que todas as obras que a prefeitura tem anunciado as ciclofaixas também estão sendo projetadas.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

CONTINUA INTERNADO EM MINAS FILHO DO EMPRESARIO WENDEL DA PERFIL