quinta-feira, 21 de novembro de 2013

ECONOMIA: COELBA BENEFICIA MORADORES DE SENHOR DO BONFIM COM DOAÇÃO DE NOVAS GELADEIRAS


O projeto Nova Geladeira Coelba – Doação atende aos critérios da Lei 12.212, e é voltado para os consumidores beneficiados pela Tarifa Social de Energia.

Nos dias 28 e 29/11, a Coelba, empresa do Grupo Neoenergia, levará o projeto Nova Geladeira - Doação para o município de Senhor do Bonfim. Na ocasião, os moradores que atenderem os pré-requisitos do projeto (veja critérios abaixo) terão a oportunidade de trocar gratuitamente a geladeira velha por uma nova, com Selo Procel de economia de energia. As inscrições serão realizadas na quinta-feira (28), das 8h às 12h e das 13h às 16h, no Residencial Brisas do Monte - empreendimento do Programa Minha Casa, Minha Vida, localizado no bairro Rodoviária. A entrega dos novos refrigeradores acontecerá também na sexta-feira (29), também das 8h às 12h e das 13h às 16h, no mesmo local, conforme agendamento feito com cada cliente.

A Coelba já substituiu mais de 125 mil geladeiras de famílias baianas. O objetivo do projeto é promover o consumo eficiente de energia, adequando a conta à capacidade de pagamento do cliente, já que uma geladeira em mau estado de conservação pode ser responsável por até 70% do valor da conta de energia de um consumidor de baixo poder aquisitivo. Além de adequar a conta à capacidade de pagamento dos consumidores, a substituição da geladeira promove maior qualidade de vida, já que o equipamento novo permite armazenar os alimentos com qualidade.

Graças à sua eficiência, os refrigeradores do Nova Geladeira Coelba - Doação podem proporcionar uma economia média de 53 kWh/mês. Os eletrodomésticos utilizam o R600a (isobutano), gás considerado ecológico, e são fabricados especialmente para o Grupo Neoenergia, do qual a Coelba faz parte. Ao receber o novo equipamento, o cliente entrega o refrigerador usado e ganha também quatro lâmpadas fluorescentes compactas, mais econômicas, para substituir as lâmpadas incandescentes de casa.

A concessionária de energia elétrica providencia a retirada e reciclagem do CFC-R12 do refrigerador antigo, gás nocivo à camada de ozônio, e as demais peças são vendidas como sucata. Os valores arrecadados com a venda da sucata são empregados em projetos de geração de emprego e renda e principalmente para custear o projeto Vale Luz Coelba.

O Nova Geladeira integra o Programa de Eficiência Energética da Coelba, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel. A Coelba entende que, mais do que distribuir energia, é preciso desenvolver práticas efetivas para a promoção do consumo consciente e eficiente deste recurso, principalmente entre a população de baixa renda. A minuciosa elaboração e escolha dos projetos do Programa de Eficiência Energética está ancorada na política de sustentabilidade do Grupo Neoenergia, que adota o modelo de gestão socialmente responsável em todas as suas atividades, visando a criação de valor ao negócio e a contribuição para uma sociedade sustentável.

Para participar do projeto Nova Geladeira Doação, o consumidor precisa:

• Ter Tarifa Social de Energia Elétrica*;
• Consumo médio dos últimos três meses igual ou acima de 80 kWh/mês;
• Não ter débitos com a Coelba (pode quitar os débitos para participar);
• Ter fornecimento regular de energia;
• Possuir geladeira velha e funcionando para entregar à Coelba no momento do recebimento da nova;
*Quem tem direito à Tarifa Social de Energia?

Toda unidade Residencial com família que: 

• Seja inscrita no Cadastro Único da Prefeitura, ou seja, ter NIS – Número de Identificação Social, com renda familiar mensal por pessoal menor ou igual a meio salário mínimo nacional, podendo possuir ou não o Benefício do Bolsa Família; ou
• Seja inscrita no Cadastro Único da Prefeitura, ou seja, ter NIS – Número de Identificação Social, com renda familiar mensal de até três salários mínimos, que tenha alguém com doença ou patologia que precise do uso continuado de aparelhos ou equipamentos elétricos; ou
• Tenha Idoso ou Deficiente que receba o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social – BPC, com seu respectivo NB – Número do Benefício.

Os consumidores que tenham Bolsa Família ou estejam inscritos no CadÚnico(NIS) que não tenham tarifa social devem primeiro se cadastrar na Coelba para ter acesso à tarifa social de energia para depois receber a geladeira.


Maria Luiza Silva Matos

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

CONTINUA INTERNADO EM MINAS FILHO DO EMPRESARIO WENDEL DA PERFIL