quarta-feira, 25 de setembro de 2013

EDUCAÇÃO: SENHOR DO BONFIM RECEBE NOVO ENCONTRO DE FORMAÇÃO DO PROINFÂNCIA-BA

O município de Senhor do Bonfim recebe nesta sexta-feira, 27.09, um novo Encontro de Formação do ProInfância – BA. A atividade terá a participação de 22 municípios da região e acontece na Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Senhor do Bonfim, praça Dr. José Gonçalves, 322, Centro. O objetivo do ProInfância, que é uma parceria entre a Faculdade de Educação (Faced), da UFBA, e o Ministério da Educação, é contribuir com a melhoria da qualidade da Educação Infantil em 244 municípios do interior baiano.

O Encontro de Formação desta semana será a última atividade realizada no polo de Senhor do Bonfim pelo ProInfância, que entra em sua fase final. Os temas que serão debatidos nos Encontros dos dez Polos Regionais, todos relacionados à Educação Infantil, foram escolhidos pelos próprios municípios, de acordo com as demandas e realidades locais. Assim, alguns dos assuntos a serem abordados serão: prática pedagógica, cotidiano e rotina na Educação Infantil; inclusão; livro didático; avaliação da Educação Infantil e o brincar.

A coordenadora do ProInfância Bahia, Marlene dos Santos, explica que a reunião terá importância ímpar. “Durante a atividade, nossas equipes poderão melhor orientar professores, gestores e coordenadores pedagógicos, sobre os problemas regionais apontados pelos próprios municípios. Além disso, teremos a oportunidade de realizar uma avaliação das atividades desenvolvidas em todo o projeto”, explica a pesquisadora da UFBA.

Ainda com o intuito de melhor conhecer a realidade da Educação Infantil na Bahia, o ProInfância também dá continuidade a ação da pesquisa de avaliação diagnóstica, etapa qualitativa. Durante este mês de setembro e início de outubro, as equipes do projeto realizam visitas a dez instituições de Educação Infantil do ProInfância que já estão em funcionamento. As cidades selecionadas, por critérios técnicos, sendo uma de cada um dos dez polos regionais, foram: Barra, Olindina, Santa Luz, Ubaíra, Itabuna, Cordeiros, Juazeiro, Rui Barbosa, Macaúbas e Itaetê.

Após as discussões, coleta de dados e análises deste mês, a apresentação dos primeiros resultados da pesquisa está prevista para acontecer durante o Encontro Estadual de Educação Infantil, a ser realizado de 04 a 06 de novembro, em Salvador.

Municípios que pertencem ao Polo de Senhor do Bonfim do projeto ProInfância

Senhor do Bonfim, Campo Alegre de Lourdes, Campo Formoso, Canudos, Curaçá, Filadélfia, Jaguarari, Juazeiro, Pilão Arcado, Pindobaçú, Ponto Novo, Queimadas e Remanso.


Murilo Bereta
Assessor de comunicação

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

CONTINUA INTERNADO EM MINAS FILHO DO EMPRESARIO WENDEL DA PERFIL