terça-feira, 23 de julho de 2013

Salvador é a terceira capital mais violenta do Brasil


O jornal Estado de São Paulo traz na edição desta terça-feira (23) uma matéria com números sobre o crescimento da violência no país, destacando o cenário da Bahia e de Salvador. Um dado que chama a atenção é que a Bahia teve três municípios que superaram 100 homicídios por 100 mil habitantes em 2011: Simões Filho, Mata de São João e Porto Seguro. Ficando atrás apenas de Alagoas, que teve seis cidades superando esse índice.

Em Salvador, os números ilustram claramente a troca da vida pacata de antigamente pela rotina de violência, assim destaca a matéria. Em 1999, a capital baiana era a área metropolitana mais tranquila do Brasil, com 7,9 homicídios por 100 mil habitantes. Em 12 anos, foi para o terceiro lugar entre as mais violentas de todas, com taxa de 69 assassinatos para cada 100 mil soteropolitanos. 

Os dados alarmantes fazem parte de um levantamento que vem sendo feito desde 1980, pelo sociólogo Julio Jacobo, que acaba de lançar a publicação intitulada Mapa da Violência 2013: Homicídios e Juventude no Brasil.Estadão

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

CONTINUA INTERNADO EM MINAS FILHO DO EMPRESARIO WENDEL DA PERFIL