quarta-feira, 17 de julho de 2013

Bonfinense foi promovida ao cargo de Desembargadora

 O Tribunal de Justiça do Estado da Bahia promoveu terça feira (16) mais um Bonfinense ao cargo de Desembargador; A Doutora Lisbete Maria Teixeira Almeida Cesar Santos. Confira mataria postada no site do TJ-BA.
O Pleno do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA) elegeu, em sessão ordinária, nesta quarta-feira (17/7), dois novos membros para compor a Corte do Judiciário baiano: os magistrados Luiz Fernando Lima e Lisbete Maria Teixeira Almeida Cézar Santos.
O magistrado Luiz Fernando Lima foi eleito para vaga referente ao edital nº 81/2013 da Presidência do TJBA, pelo critério de antiguidade. Já a magistrada Lisbete Maria Teixeira Almeida Cézar Santos preencheu a vaga referente ao edital nº 126/2012, pelo critério de merecimento, de acordo com os pressupostos determinados pela Resolução nº 106 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Vinte e três juízes inscritos para concorrer à vaga de mérito passaram por um processo de seleção no qual os membros da Corte pontuaram os candidatos com base em cinco critérios: desempenho (aspecto qualitativo da prestação jurisdicional) – 20 pontos; produtividade (aspecto quantitativo da prestação jurisdicional) – 30 pontos; presteza no exercício das funções – 25 pontos; aperfeiçoamento técnico – 10 pontos; e adequação da conduta ao Código de Ética da Magistratura Nacional (CEMN/2008) – 15 pontos.
A avaliação desses critérios abrange, no mínimo, os últimos 24 meses de exercício, e resultou na lista tríplice formada pelos juízes Edmilson Jatahy Fonseca Júnior, Ivone Ribeiro Gonçalves Bessa Ramos e Lisbete Maria Teixeira Almeida Cézar Santos, a qual foi escolhida uma vez que já tinha figurado nas duas últimas listas tríplices.
Modernização da Justiça
Uma das grandes novidades da eleição dos dois novos membros da Corte do TJBA foi a utilização do Sistema de Votação Eletrônica. Desenvolvido pelo Secretaria de Tecnologia da Informação e Modernização (Setim) do TJBA, o sistema permite a transmissão em tempo real dos votos de cada desembargador, fornecendo o resultado instantaneamente em quatro painéis eletrônicos instalados  na sala de sessões do Tribunal Pleno.
Mais uma importante iniciativa rumo à modernização do Judiciário, o sistema eletrônico proporciona agilidade, segurança e transparência às sessões de votação, que são abertas ao público e prezam pela celeridade.
Texto: Lucas Dantas - Agência TJBA de Notícias / Fotos: Nei Pinto

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

CONTINUA INTERNADO EM MINAS FILHO DO EMPRESARIO WENDEL DA PERFIL