quinta-feira, 16 de maio de 2013

Democracia tricolor avança após reunião entre MGF e Sidônio


O acalentado sonho do torcedor do Bahia de ver seu time em um regime democrático-esportivo ficou mais próximo após uma reunião ocorrida na tarde desta quinta-feira (16) na sede da agência de Publicidade Leiaute, na Avenida Tancredo Neves. O presidente tricolor, Marcelo Guimarães Filho, teve o primeiro encontro com o publicitário e líder do movimento “Bahia da Torcida”, Sidônio Palmeira e o processo de negociação teve início.

Com a “bala na agulha” de ter ao seu lado a massa tricolor e políticos de todas as colorações – incluindo aí o governador Jaques Wagner e o prefeito de Salvador, ACM Neto -, Palmeira iniciou o encontro propondo ao mandatário do clube que renunciasse entregasse o time imediatamente. Eleito nas regras do Estatuto do Bahia, MGF resistiu e alegou que deseja cumprir seu mandato até o final, marcado para dezembro de 2014. Diante do impasse, as propostas foram em frente.

Ciente de sua condição frágil de presidente nos tempos atuais, Guimarães Filho não dispõe de muitos argumentos para barganhar politicamente, mas ainda detém o posto de presidente escolhido de maneira lícita junto aos sócios e conselheiros com poder de voto. Ao considerar o fato, Sidônio Palmeira apresentou uma nova condição e admitiu que MGF possa continuar no cargo. Entretanto, será obrigado a aceitar e colocar em prática a democracia no clube nas bases que o marqueteiro sugeriu em seu manifesto do “Bahia da Torcida”.

Trata-se, em suma, de reforma dos estatutos em busca da democracia real no clube e fiscalização da gestão, além de levantamento do quadro social e abertura de prazo para novas filiações. Os sócios que tiverem mais de 12 meses de associação com parcelas em dia terão direito a voto. Após isso, o grupo deseja auditoria geral nas contas e no patrimônio do clube. Encurralado, MGF assentiu às colocações e afirmou que concorda com a implementação das mudanças.

Sidônio Palmeira fará a primeira reunião pública do projeto nesta sexta-feira (17) às 18h na Arena Fonte Nova. No evento, cerca de 500 pessoas deverão estar presentes em um amplo debate sobre a situação do Bahia. Após isto, o publicitário avaliará novamente a situação e voltará a se sentar com Guimarães Filho para continuar as negociações. A data do bate-papo, porém, ainda não está definida.

O publicitário concedeu entrevista ao Bocão News e disse que, na sua opinião, a melhor decisão para Marcelo Guimarães FIlho é a renúncia imediata por uma questão moral e de auto-preservação. Ele evitou classificar o presidente como "apegado" ao cargo mas admitiu que já há avanço nas negociações e que um denominador comum está próximo.

"Vamos esperar a reunião de amanhã (sexta, 17) para ver como as pessoas recebem isso. Mas vou continuar na defesa disso (renúncia). É melhor para ele, ele sai de boa, se preserva. Tenho certeza de que ele, assim como eu, também é um torcedor do Bahia. E digo que, quando um novo presidente for eleito, eu também vou cobrar bastante dele, para que o Bahia possa conquistar várias glórias".

Redação Bocão News

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

CONTINUA INTERNADO EM MINAS FILHO DO EMPRESARIO WENDEL DA PERFIL