quarta-feira, 6 de março de 2013

Ministério da Saúde suspende verba para Jaguarari e mais de 70 cidades baianas

O Ministério da Saúde suspendeu o repasse de verbas para Equipes de Saúde da Família (ESF), Equipes de Saúde Bucal (ESB) e de Agentes Comunitários de Saúde de Feira de Santana e em mais de 300 cidades de todo o país.

A informação foi divulgada no Diário Oficial da União,da última segunda-feira (4). Na publicação consta a relação de todas as cidades que tiveram a transferência de recursos financeiros suspensos por duplicidade de cadastro de profissionais. As irregularidades foram identificadas no Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (SCNES).

Em Feira de Santana foram encontradas uma irregularidade na ESF e uma na ESB e seis nas equipes de Agente Comunitário de Saúde. A Secretária Municipal de Saúde, Denise Mascarenhas, explicou que a suspensão é algo rotineiro. Segundo ela, a duplicidade no cadastro ocorre quando um médico ou enfermeiro trabalha em uma cidade e de repente vai para outra, e a cidade de onde ele saiu não retira o nome de forma imediata.

“ O ministério cruza o dado e isso mostra a duplicidade. O recurso de toda equipe é suspensa por que a verba é transferida para a equipe e não para aquele médico. Podemos mostrar um relatório para a Sesab e para o Ministério e a verba retorna quando justificamos e comprovamos que o profissional estava atuando”, explicou a secretária.

Dentre os municípios baianos, além de Feira, também estão na lista mais de 70 cidades. Veja a relação:

Almadina, Aracatu, Arataca, Barreiras, Barro Alto , Boa Vista do Tupim, Bom Jesus da Serra 1, Brejões, Brotas de Macaúbas, Caetanos, Campo Formoso, Canarana, Canudos ,Cipó, Conceição do Coité, Contendas do Sincorá, Cravolândia, Cruz das Almas, Esplanada, Filadélfia, Heliópolis, Ibicoara, Ibirapitanga, Ichu, Igaporã, Ilhéus, Iramaia, Itacaré, Itaguaçu da Bahia, Itororó, Jacobina, Jaguarari, Jiquiriçá, Laje, Lajedinho, Lençóis, Mairi, Mansidão, Maragogipe, Maraú, Marcionílio Souza , Miguel Calmon, Milagres, Mirangaba, Mundo Novo , Mutuípe, Nova Canaã, Paratinga, Pedro Alexandre, Pilão, Arcado, Pindobaçu, Pintadas, Piraí do Norte , Piritiba, Ponto Novo , Ribeira do Pombal, Rio Real , Salvador , Santa Maria da Vitória, Santo Antônio de Jesus , Santo Estêvão, São Félix, São Félix do Coribe, Sapeaçu, Saubara, Seabra, Serrinha, Sítio do Mato, Utinga, Vera Cruz e João Dourado.

Com informações do repórter Ney Silva do programa Acorda Cidade

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

CONTINUA INTERNADO EM MINAS FILHO DO EMPRESARIO WENDEL DA PERFIL