terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Ladrões depenam veículo que capotou próximo a Várzea do Poço


O acidente que aconteceu no início da noite do último domingo (23), na curva do Açude Velho, próximo a Várzea do Poço, envolvendo um veículo Classic placa NTP-5162 licença de Salvador, com cinco ocupantes, que felizmente nada sofreram. Mas para surpresa do proprietário, quando amanheceu o dia, os ladrões tinham depenado o carro.

Foram levados os pneus, aparelho de som e alguns acessórios do veículo. Um dos ocupantes que não quis se identificar que chegou no local do acidente por volta das 8h para vigiar o carro, falou que enquanto era providenciado guincho para remoção do mesmo, ladrões aproveitaram para levar o que puderam, aumentando os danos materiais para o proprietário.

Um trabalhador rural que não quis se identificar, falou que quando passou por volta das 04h da madrugada desta segunda-feira (24), e o carro já estava sem os pneus. O vigia disse que a polícia já está investigando os autores do furto.

Fonte: Várzea cidade e Portal do Alto Alegre

Morre Dona Canô, aos 105 anos em Santo Amaro, na Bahia


Claudionor Viana Teles Veloso, mais conhecida como Dona Canô, morreu aos 105 anos, nesta terça-feira (25), em sua casa, localizada na cidade de Santo Amaro da Purificação, no Recôncavo Baiano, afirmou o filho Rodrigo Veloso ao G1 às 9h20 (10h20 no horário de Brasília). Dona Canô passou a noite de Natal em casa, com os filhos.

Segundo a família, o velório será realizado até as 18h desta terça-feira, em casa, com acesso apenas dos parentes. Depois disso, o corpo de Dona Canô será levado para o Memorial Caetano Veloso, na Praça da Purificação, onde os moradores poderão se despedir da matriarca. O sepultamento está marcado para 10h de quarta-feira (26), no cemitério de Santo Amaro. Antes, a família vai realizar uma missa de corpo presente na Matriz da Purificação.

Dona Canô esteve internada por seis dias, recebendo alta do Hospital São Rafael, em Salvador, na sexta-feira (21). Ela tinha sofrido um ataque isquêmico cerebral, que gera redução do fluxo de sangue nas artérias do cérebro, segundo informou o boletim médico.

De acordo com informações de Edson Nascimento, amigo da família, Dona Canô pediu um vestido novo e branco para deixar o hospital. Foi com ele que ela foi vestida para a casa, acompanhada da filha Mabel. Maria Bethânia acompanhou a transferência da mãe em outro carro.
A matriarca teve oito filhos, entre eles os cantores Caetano Veloso e Maria Bethânia. Em outubro de 2011, Dona Canô perdeu a filha adotiva Eunice Veloso, aos 83 anos, que morreu com insuficiência respiratória. O filho famoso, o compositor Caetano, completou 70 anos em agosto deste ano. Em dezembro, a matriarca da família assistiu ao show da nova turnê da filha Maria Bethânia, no Teatro Castro Alves.
No dia 16 de setembro de 2012, Dona Canô completou 105 anos e, como tradicionalmente fazia, reuniu amigos e a família em missa e comemoração em casa, na cidade de Santo Amaro. Estiveram na festa os filhos Caetano Veloso e Maria Bethânia e a amiga Regina Casé. Quem celebrou a missa foi o padre Reginaldo Manzotti.
Saúde
Segundo a família, Dona Canô nunca apresentou problemas graves de saúde. Em 5 de novembro deste ano, ela foi internada no Hospital São Rafael, após apresentar sintomas de gripe com febre. Ela permaneceu internada até o dia 9, quando recebeu alta.
Já em 2011, Dona Canô foi hospitalizada no dia 7 de julho com dores abdominais e falta de ar. Em julho de 2007, ela ficou sete dias internada no Hospital São Rafael por causa de problemas respiratórios. Na ocasião, ela foi encaminhada de helicóptero do município de Santo Amaro até Salvador. No dia 2 de agosto ela voltou a ser hospitalizada por dores na coluna.
Biografia
Nascida em 16 de setembro de 1907, Claudionor Viana Teles Veloso construiu sua história no Recôncavo Baiano, no município de Santo Amaro da Purificação. Os filhos biológicos são Clara, Roberto, Caetano, Bethânia, Rodrigo e Mabel. Dona Canô adotou as filhas Irene e Nicinha. Era viúva de “Seu Zeca”, que morreu em 1983, com 82 anos.
Conhecida por sua personalidade forte e receptividade, Dona Canô participava sempre da tradicional Festa de Reis em Santo Amaro, que reune milhares de pessoas em toda região. A celebração de seus aniversários também se tornou um marco, atraindo muitas pessoas para a festa.
Dona Canô sempre aparecia vestida toda de branco em seus aniversários. Quando completou o centenário, a missa foi celebrada pelo então arcebispo primaz do Brasil, cardeal Dom Geraldo Majella. De Dom Geraldo, Dona Canô recebeu a imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida.
Depois das comemorações em Santo Amaro, Dona Canô foi para um hotel festejar os 100 anos. Ela foi recebida pela família e pelos amigos mais próximos. O então ministro da Cultura, Gilberto Gil, entregou à Dona Canô uma carta do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em julho de 2011, Lula visitou pessoalmente Dona Canô em Santo Amaro.
Atrás da aparência frágil, com um corpo miúdo e fala mansa, Dona Canô escondia a longevidade de poucos e a saúde considerada “de ferro”. Ela repetiu em diversas oportunidades que era dona de uma fama que sempre disse não entender o motivo, referindo-se ao intenso interesse da imprensa sobre ela e sua vida em Santo Amaro da Purificação.
Autêntica e mãe de dois grandes nomes da Música Popular Brasileira, Dona Canô se tornou um símbolo não só de Santo Amaro, como do Recôncavo Baiano. Sempre lutou para melhorar a cidade e acolheu os moradores como uma mãe.
O sobrado de número 179, no centro de Santo Amaro, se tornou um dos pontos turísticos do município. A casa onde residiu Dona Canô e a família Veloso sempre esteve com as portas abertas para baianos e turistas.
No casarão antigo, as paredes são cobertas de fotografias e histórias dela e de toda família. Fotografias com o ex-presidente da república Luiz Inácio Lula da Silva e o ex-senador Antônio Carlos Magalhães ganham destaque na parede da sala.
Nas entrevistas que dava para a imprensa, Dona Canô costumava destacar a felicidade que sentia ao poder ter vivido o suficiente para acompanhar o crescimento dos filhos e netos, tendo até conhecido os bisnetos. Sua lucidez a acompanhou até os últimos dias de vida.
Ativa, era sempre Dona Canô quem cuidava das contas de casa e decidia o cardápio na cozinha. Também sempre foi muito conhecida pela vaidade. Foi uma mulher marcada pela religiosidade. Em casa, guardava há anos várias imagens religiosas. A maioria foi dada por amigos e até por desconhecidos. Foi com a ajuda da matriarca que a festa de Nossa Senhora da Purificação transformou-se em um evento famoso na Bahia.
Uma das principais comemorações de aniversário foram os 100 anos de Dona Canô em 2007. O dia foi de flores, presentes e visitas de amigos e dos filhos. Na igreja de Nossa Senhora da Purificação, foi realizada uma missa em homenagem à matriarca. A imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida foi levada de São Paulo especialmente para a ocasião. A matriarca dos Veloso ficou pouco tempo na igreja, porque se emocionoubastante. Maria Bethânia cantou "Romaria" em homenagem à mãe e assim que terminou a música, abraçou Dona Canô.
Sobre a história construída nos 105 anos de vida em Santo Amaro, Dona Canô disse em entrevista este ano que não conseguia esquecer de quando passeava com os amigos nas usinas de açúcar da cidade. “A cidade cresceu, as coisas ficaram longe, os bondes eram importantes”, contou ao G1 no mês de setembro.
Homenagens
Cantada por Daniela Mercury, a composição de Caetano Veloso que leva no título o nome da mãe "Dona Canô" descreve a relação que a matriarca tinha com seus familiares e amigos.
A vida de Dona Canô também inspirou o historiador Antônio Guerreiro de Freitas, que publicou em 2009 a biografia "Canô Velloso, lembranças do saber viver", escrita também por Arthur Assis Gonçalves da Silva, que faleceu antes do término da obra.
Dona Canô também está no nome do teatro fundado há nove anos em Santo Amaro com a sua contribuição. A filha Mabel Velloso lançou o livro “O Sal é o Dom – Receita de Mãe Canô” reunindo receitas feitas pela mãe.
Fonte : G1

PAGAMENTO DE PLANTÕES MÉDICOS À VISTA PODERÁ LEVAR MÉDICOS DE VOLTA AO HOSPITAL REGIONAL E SAMU




Com a recusa de médicos a darem plantões no Hospital Regional e no Samu a população de Senhor do Bonfim e região que depende do SUS vem sendo impedida de ser atendida no Hospital Regional e de ter o atendimento de urgência do SAMU, mesmo em casos mais graves. Tem havido impasses preocupantes e dignos de intervenção do Ministério Público: paciente em infarto que não pode ser conduzida a algum hospital da região, porque não há médico para acompanhamento, e a impossibilidade de conduzir a pessoa ao Hospital Regional, pois há três dias médico algum quer dar plantão naquela casa de saúde.

A DEVOLUÇÃO DA CÂMARA E OS PLANTÕES: o Prefeito Paulo Machado enviou ao Presidente da Câmara Municipal João Carlos Bernardes (Biro biro) neste dia 24 de dezembro oficio com pedido de convocação urgente e extraordinária dos edis, ainda no dia 26, quarta-feira, para apreciação e acolhida de Projeto de Lei, também encaminhado pelo Executivo, em que se pede autorização àquela casa para o município investir no Hospital e no Samu os 60.000 (sessenta mil) reais a serem devolvidos ao Executivo. Como o Hospital não é municipal a Prefeitura só pode investir recursos próprios se a Câmara de Vereadores autorizar, trata-se de uma exigência legal.

O Prefeito Paulo Machado já definiu com a Secretaria de Saude que este dinheiro será utilizado para pagamento à vista dos plantões que os médicos derem tanto no Hospital Regional quanto no Samu, e que se espera sejam retomados pelos médicos ainda hoje, dia 25 de dezembro. Os atrasos se repasse dos governos federal e estadual impedem o município de atender as demandas financeiras do corpo médico e dos servidores do Hospital Regional Dom Antonio Monteiro.

“Em nome da caridade e da justiça, apelo aos médicos que se disponham a dar plantão no Hospital e no Samu, já que estes serão pagos à vista”, concluiu o Prefeito de Senhor do Bonfim.

ASCOM
Postado por Neto Maravilha

Discussão entre familiares resulta em homicídio em Itiúba


Neste domingo (23), às 19 horas, prepostos do hospital da Cidade de Itiúba telefonaram para a Polícia Militar, informando que Manoel Batista de Souza, de 33 anos, havia lá chegado sem vida.

Os policiais militares dirigiram-se ao hospital, constataram o ocorrido e, em seguida, realizaram diligências para encontrar o autor do fato. Enquanto isso, peritos da polícia civil realizavam seu trabalho e constataram que a vítima havia sofrido um golpe de faca no peito esquerdo.

Testemunhas acusam Pedro Amaral de Souza, cunhado da vítima, de ser o autor do homicídio que ocorreu após uma discussão, na zona rural de Itiúba, na localidade de Fazenda Limpos. O suspeito ainda não foi localizado.

6° Batalhão de Polícia Militar
Seção de Comunicação Social

Guarda Municipal é executado com 38 tiros no interior de Uauá


Foi assassinado na madrugada desta segunda-feira (24), na fazenda Carro quebrado município de Uauá o Guarda municipal Deusdete França dos Santos, 64 anos, segundo a policia a casa de Deusdete foi cercada por quatro homens desconhecidos que invadiram sua residência e dispararam 38 tiros de calibres 38 e .40 a pericia esteve no local segundo o investigador de policia Civil Genilson Gomes Gonçalves, Deusdete não tinha antecedentes criminais, o mesmo vivia com a mulher e dois filhos em sua moradia a 18 km da sede do município.

O corpo foi levado para o IML de Juazeiro onde passará por necropsia.

Umbuzada.com
fotos : Reginaldo Pirilampus

Postagem em destaque

CONTINUA INTERNADO EM MINAS FILHO DO EMPRESARIO WENDEL DA PERFIL